Membro final

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Membro terminal)

Membro-final (também membro-extremo, membro terminal, termo-final ou termo-extremo) é a designação dada em mineralogia ao mineral cuja composição corresponde ao extremo de uma série mineral em termos de pureza da sua composição química. Os minerais geralmente podem ser descritos como soluções sólidas com composições variadas de alguns elementos químicos e não como substâncias com uma fórmula química exacta. Pode haver dois ou mais membros finais num grupo ou série de minerais.[1][2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

POr exemplo, a forsterite (Mg2SiO4) e a faialite (Fe2SiO4) são dois membros-finais da série de soluções sólidas da olivina, variando o teor em Mg2+ e Fe2+ na sua composição química. Por isso, a fórmula química da olivina pode ser melhor expressada como Mg(2-x)FexSiO4 ou MgxFe(2-x)SiO4.

Como outro exemplo, o feldspato, um tectossilicato, pode ser descrito como uma solução sólida dos termos-finais K-feldspato [KAlSi3O8], albite [NaAlSi3O8] e anortite [CaAl2Si2O8]. Um feldspato específico pode ter quantidades variáveis de potássio (K), sódio (Na) e cálcio (Ca).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. What is Feldspar? Arquivado em 2008-02-15 no Wayback Machine Industrial Minerals Association. Retrieved on February 9, 2008.
  2. «Geoquímica» (PDF). Revista Mexicana de Ciencias Geológicas (em espanhol). Consultado em 7 janeiro 2014. Cópia arquivada (PDF) em 3 de março 2016 
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete membro final.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.