Mestre do Tríptico de Morrison

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tríptico de Morrison, Museu de Arte de Toledo

Mestre do Tríptico de Morrison foi um pintor flamengo antigo que esteve activo em Antuérpia cerca de 1500-1510. É assim designado pelo Tríptico de Morrison que se encontra actualmente no Museu de Arte de Toledo, em Toledo, Ohio, de que se desconhece a identidade do seu autor.

A este mesmo mestre é atribuído a Adoração dos Magos com o retrato do doador, que se encontra no Museu de Arte de Filadélfia, de cerca de 1504, e que foi provavelmente um painel lateral de outro tríptico. É datável pela fase de construção da nova torre da Catedral de Antuérpia que se vê ao fundo, uma demonstração típica do orgulho cívico.[1]

No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, há um Tríptico da Virgem com o Menino e Anjos, S. João Baptista e S. João Evangelista que se julga ter sido pintado também por este mestre com A Virgem Maria o Menino e Anjos no painel central e São João Batista e São João Evangelista nos painéis laterais.[2]

O Museu do Convento de S. Catarina em Utrecht abriga uma pequena pintura sobre madeira com uma Adoração dos Pastores (ABM s355) que é atribuída a este Mestre.

É também atribuído ao Mestre do Tríptico de Morrison o Tríptico da Matriz da Ribeira Brava do qual os painéis central e direito se encontram no Museu de Arte Sacra do Funchal.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mestre do Tríptico de Morrison

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Philamuseum.org (ed.). «The Adoration of the Magi». Consultado em 21 de dezembro de 2017 
  2. Ficha técnica sobre a obra na MatrizNet