Michael Misick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Michael Eugene Misick (nascido em 2 de Fevereiro de 1966) foi o ministro-chefe das Turks e Caicos entre 15 de Agosto de 2003 e 9 de Agosto de 2006, e o actual primeiro-ministro desde 9 de Agosto de 2006.

Misick é membro do conservador "Progressive National Party" (PNP - Partido Nacional Progressista), e tornou-se ministro-chefe, depois de oito anos como partido da oposição, quando ganhou dois lugares parlamentares em eleições complementares. Em acomulação com o cargo de Primeiro-Ministro, ele também é Ministro para a Aviação Civil, Comércio e Desenvolvimento, Planeamento, Administração Distrital, Comissão de Transmissões, Acolhimento de Turistas, Agência de Investimentos das Turks e Caicos, e Turismo.

Vários membros da família de Misick têm sido políticos nas Turks e Caicos, e importantes líderes do PNP. Washington Misick, o seu irmão, era o ministro-chefe anterior.

Início de Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Bottle Creek (Caicos do Norte), Misick é o filho mais novo do senhor Charles Misick e sua esposa. Ele recebeu a sua formação básica nas Caicos do Norte, e depois avançou para o liceu das Turks e Caicos ("Helena Jones Robinson High School"), para a "Miami Lakes Technical Institute" (onde se licenciou com um certificado em estudos de negócios),e finalmente para a Universidade de Buckingham (Bacharel em Direito). Misick é advogado no direito Inglês e Galês e Procurador na Lei das Turks e Caicos. Ele é membro da "Honourable Society of Lincoln’s Inn".

Misick passou vários anos no sector privado, tendo sido Gerente de Vendas da "Prestigious Properties Ltd." de 1984 a 1986 e Director de Vendas de 1986 a 1988. De 1988 a 1991 foi Presidente e Director Executivo do Grupo de Companhias Paramount, uma companhia de serviços financeiros e de gestão de propriedades.

Misick recebeu um Doutoramento Honorário pela Universidade de Buckingham.

No dia 11 de Junho de 2006 foi nomeado Membro Honorário do "100 BLACK MEN".

Ele tornou-se noivo da actris LisaRaye McCoy em Julho de 2005. Originalmente planeou casar-se em Dezembro de 2005, mas o casamento foi adiado. Casaram no dia 8 de Abril de 2006.

Misick é bem conhecido como um eterno viajante, um amante dos desportos e homem de comunidade paternalista.

Carreira Política[editar | editar código-fonte]

Misick foi o primeiro político eleito para o Concelho Legislativo, em 1991, quando se tornou Ministro do Turismo, Transportes e Comunicações. Foi reeleito em 1995.

Em Março de 2002 foi eleito líder do PNP, então na oposição.

Nas Eleições Gerais de Abril de 2003 o partido de Misick ganhou 6 dos possíveis 13 assentos da legislatura. Uma petição bem sucedida e a vitória das eleições complementares traduziu-se em dois lugares parlamentares e levou Misick a fazer juramento como ministro-chefe das Turks e Caicos Em 16 de gosto de 2003.

Em 7 de Janeiro de 2007 convocou eleições gerais, que se realizaram no dia 9 de Fevereiro de 2007. Ganhou 13 dos 15 assentos parlamentares, num dos mais desequilibrados resultados eleitorais nas Turks e Caicos. Misick trouxe à campanha do PDM ódio e "nonsense". O slogan oficial do PNP é "From the womb to the tomb, Im taking you to the promise land" ("Do útero à tumba, vou levá-lo à terra prometida").