Miguel Cresimiro II da Croácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miguel Cresimiro II da Croácia
Rei da Croácia
Governo
Reinado 949969
Consorte Helena de Zadar
Antecessor Miroslau
Herdeiro Estêvão Dirzislau
Sucessor Estêvão Dirzislau
Dinastia Casa de Trpimirović
Vida
Nome completo Mihajlo Krešimir
Morte 969
Sepultamento Igreja de Santa Maria, Solin, Croácia
Filhos Estêvão Dirzislau
Pai Cresimiro I

Miguel Cresimiro II (em croata: Mihajlo Krešimir, em latim: Michael Cresimiri) (f.969) foi rei da Croácia a partir de 949 até à sua morte. Era um membro da Casa de Trpimirović. Miguel era filho de Cresimiro I da Croácia e irmão de Miroslau , seus antecessores.

Miguel Cresimiro II subiu ao trono com a ajuda de Pribina da Croácia, um nobre que se rebelara contra o seu irmão Miroslau, por ter mantido a sua jurisdição impedida em algumas áreas. A guerra civil terminou com a morte de Miroslau. A subida ao trono de Miguel Cresimiro acontece em 949.

Durante o seu governo, o reino croata atingiu o seu auge. Ele devastou a Jupãs bósnios Uskoplje, Luka e Pleva, e conquistou toda a região perdida durante o reinado anterior. Pribina fugiu para o Reino da Hungria, depois de perceber que não poderia retaliar. Em 968, Miguel pacificou as tribos locais, estabelecendo o controlo em absoluto.

Reforçando a Marinha Miguel Cresimiro foi um vencedor num conflito com os piratas árabes, perto da península italiana de Gargano em 969. [1]

Miguel, quando subiu ao trono, já se encontrava casado com Helena de Zadar, da Casa de Madi, que governou com o marido como rainha reinante conjunta. O casal real promoveu boas relações com as cidades dalmácias. Foi a sua esposa quem construiu o mausoléuda família real em Solin.

Miguel governou até à sua morte, e foi sucedido pelo filho, Estêvão Dirzislau da Croácia.

Referências

  1. Rudolf Horvat, Povijest Hrvatske I., Zagreb, 1924.

Linhas externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Miroslau
Rei da Croácia
Coa Croatia Country History (Fojnica Armorial).svg

949969 com Helena de Zadar

Sucedido por
Estêvão Dirzislau