Mikhail Yangel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
Mikhail Yangel
Nome nativo Михаил Янгель
Nascimento 25 de outubro de 1911
Irkutsk
Morte 25 de outubro de 1971 (60 anos)
Moscou
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania União Soviética
Alma mater Instituto de Aviação de Moscou
Ocupação engenheiro, político
Prêmios Prêmio Estatal da URSS, Ordem de Lenin, Herói do Trabalho Socialista, Ordem da Revolução de Outubro, Prêmio Lenin, Medalha Comemorativa pelo Centenário do Nascimento de Lenin, Medalha "Em Comemoração aos 800.º Aniversário de Moscou"
Empregador TsNIIMash
Causa da morte ataque cardíaco

Mikhail Kuzmich Yangel (em russo: Михаил Кузьмич Янгель; 25 de outubro de 191125 de outubro de 1971) foi um engenheiro Soviético, um dos principais projetistas de mísseis na antiga União Soviética.

Sua carreira começou como engenheiro aeronáutico depois de se graduar no Moscow Aviation Institute em 1937. Ele trabalhou com Nikolai Polikarpov e mais tarde com Artem Mikoyan. Depois disso, ele passou a atuar na área de sistemas de navegação, de mísseis balísticos.

Já como engenheiro associado de Sergei Korolev, ele organizou seu próprio centro de desenvolvimento de propulsão em Dnipropetrovsk, na Ucrânia, o Yuzhnoye Design Bureau em 1954. No princípio, esse local serviu para o desenvolvimento e produção em massa de ICBMs. Nessa área, Yangel foi um pioneiro no uso de combustíveis hipergólicos, tendo liderado o desenvolvimento dos mísseis: R-12, R-16 e R-36. Este último deu origem aos foguetes: Dnepr e Tsyklon, que continuam em uso até hoje.

Durante o desenvolvimento do míssil R-16, Yangel escapou por pouco de morrer na "Catástrofe de Nedelin", em Outubro de 1960.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.