Saltar para o conteúdo

Mirosław Gucwa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mirosław Gucwa
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Função
Bispo diocesano
Roman Catholic Diocese of Bouar (en)
depois do
Biografia
Nascimento

Pisarzowa (en)
Cidadania
Atividades
professor
padre católico
bispo católico
Outras informações
Religão
Consagramentos

brasão

Mirosław Gucwa (Pisarzowa (município rural de Limanowa), Polônia, 21 de novembro de 1963) é um clérigo polonês e bispo católico romano de Bouar.

Mirosław Gucwa estudou filosofia e teologia católica no seminário de Tarnów. Depois de obter sua licença em teologia católica, ele recebeu o sacramento da ordenação sacerdotal em 12 de junho de 1988.

De 1988 a 1992, Gucwa trabalhou como vigário paroquial em Grybów antes de ir para a República Centro-Africana como missionário em 1992 e se tornar pároco em Bohong. Em 1996 tornou-se reitor do seminário menor de Bouar. De 2003 a 2006, Mirosław Gucwa foi também chanceler da cúria diocesana da diocese de Bouar. Gucwa foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Bouar em 2006. Além disso, trabalhou de 2011 a 2014 como pároco da catedral e como capelão prisional e hospitalar em Bouar.

Em 2 de dezembro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Bispo de Bouar.[1] O Arcebispo de Bangui, Cardeal Dieudonné Nzapalainga CSSp, o consagrou em 11 de fevereiro de 2018; Os co-consagradores foram o Núncio Apostólico na República Centro-Africana, Arcebispo Santiago de Wit Guzmán, e o Bispo de Tarnów, Andrzej Jeż.

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mirosław Gucwa

Referências

  1. «Rinuncia del Vescovo di Casale Monferrato (Italia) e nomina del successore». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 2 de dezembro de 2017. Consultado em 2 de dezembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.