Miseno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Miseno é uma fração comunal do município de Bacoli, na província de Nápoles, Itália. Conhecida em tempos antigos como Misenum, foi local de um porto da Campânia, no sul da Itália.1

Mitologia[editar | editar código-fonte]

Na mitologia romana, Miseno é um companheiro de Eneias e seu tocador de trombeta. Morreu nas costas da Itália, lançado ao mar por Tritão, que invejou sua arte de assoprar a tuba guerreira. Em algumas versões é companheiro de Ulisses.

Virgílio o cita na Eneida sobretudo para explicar a origem do nome do cabo Miseno, na Campânia. O mesmo acontece com a história de Palinuro, timoneiro de Enéias, que o poeta latino também coloca na origem de um cabo, o cabo Palinuro, na região de Lucânia.

Virgílio diz que ele foi companheiro de Heitor, acompanhando-o nos combates durante a Guerra de Troia, e podia ser reconhecido por sua tuba e sua lança (Eneida, 6, 161-163). O poeta romano lhe dá como pai Éolo, rei dos ventos.

Depois que Aquiles matou Heitor, Miseno se ligou a Enéias, que seguia como companheiro não menos devotado. Mas um dia, quando fazia soar no mar a sua tuba, desafiou os deuses e seu rival Tritão, com ciúme, surpreendeu-o e o afogou entre os rochedos.

Referências

  1. Napoli e la Campania, pág. 137. Michelin / MFPM. Editora Michelin. ISBN 9782067131965 (2008)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.