Modelagem de reservatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Captura de tela de um mapa de estrutura gerada pelo software de mapeamento Contour para um reservatório de gás e óleo a 8.500 pés de profundidade (aproximadamente 2600 metros) no campo Erath, Erath, Luisiana. A diferença da esquerda para a direita, perto do topo da isolinha indicata uma linha de falha geológica. Esta linha de falha está entre as linhas de contorno azuis/verdes e as linhas de contorno púrpuras/vermelhas/amarelas. A linha de contorno circular vermelha fina no meio do mapa indica o topo do reservatório de óleo. Devido ao gás flutuar acima de óleo, a linha de contorno vermelha fina marca a zona de contato gás/óleo.

Na indústria de petróleo e gás natural, modelagem de reservatório envolve a construção de um modelo computacional de um reservatório de petróleo, com o propósito de melhorar a estimativa de reservas e tomar decisões a respeito do desenvolvimento do campo.[1][2][3][4]

Um modelo de reservatório representa o espaço físico do reservatório por uma matriz de células discretas, delineada por uma grade que pode ser regular ou irregular. A matriz de células é geralmente tridimensional, embora modelos 1D e 2D sejam algumas vezes usados. Os valores para atributos, tais como porosidade, permeabilidade e saturação de água estão associados com cada célula. O valor de cada atributo é implicitamente considerado para ser aplicado uniformemente por todo o volume do reservatório representado pela célula.

Referências

  1. Stephen Tyson. An Introduction to Reservoir Modeling (2007), ISBN 978-1-906928-07-0.
  2. K. Aziz and A. Settari. Petroleum Reservoir Simulation. Elsevier Applied Science Publishers, London and New York, 1979.
  3. G. Chavent and J. Jaffre. Mathematical Models and Finite Elements for Reservoir Simulation. North Holland, 1986
  4. D. W. Peaceman. Fundamentals of Numerical Reservoir Simulation. Elsevier Science Inc., New York, NY, USA, 1991.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]