Reserva estratégica de petróleo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Strategic Petroleum Reserves, United States, 2018.

A Reserva Estratégica de Petróleo, conhecida pela sigla (SPR) do inglês Strategic Petroleum Reserve, é um armazenamento de combustível de emergência de petróleo mantidos pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos[1].

A reserva armazena milhões de barris de óleo cru em cavernas de sal subterrâneas, em quatro locais ao longo do Golfo do México.

A reserva[editar | editar código-fonte]

A Reserva estratégica de petróleo dos Estados Unidos é a maior fonte de emergência no mundo, com a atual capacidade para armazenar até 727 milhões de barris ou 115.600.000 metros cúbicos de petróleo[1].

O estoque atual exibido no site da SPR em 31 de janeiro de 2012 era de 695.9 milhões de barris. Isso equivale a 36 dias de consumo nos atuais níveis dos EUA, de cerca de 19 milhões de barris por dia[2].

Os Estados Unidos começaram a reserva de petróleo em 1975, após o corte no fornecimento de petróleo durante a crise do petróleo de 1973-74, para evitar futuras interrupções de fornecimento temporárias. Segundo o World Factbook, os Estados Unidos importam um total líquido de 12 milhões de barris de petróleo por dia, de modo a SPR seria suficiente para suprir o consumo de 58 dias nos Estados Unidos, no entanto, a capacidade máxima de retirada total da SPR é de apenas 4,4 milhões de barris por dia, tornando-se uma fonte de pelo menos 160 dias[1].

Facilidades[editar | editar código-fonte]

As cavernas de sal são mais utilizadas que os tanques de superfície devido os custos de armazenamento serem menores e também porque as pressões do terreno em volta do reservatório selam os vazamentos, além disso e Departamento de Energia afirma que a diferença de temperaturas nas cavernas subterrâneas conserva o óleo circulando, contribuindo assim para manter sua qualidade[3].

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Fossil Energy Office of Communications. Strategic Petroleum Reserve - Profile Washington, DC; 2012. Disponível em <http://www.fe.doe.gov/programs/reserves/spr/index.html. Acesso em Fevereiro de 2012
  2. http://www.spr.doe.gov/dir/dir.html
  3. HSW International, Inc. O Que É A Reserva Estratégica De Petróleo?. UOL, 2011; Disponível em <http://pessoas.hsw.uol.com.br/questao478.htm Arquivado em 10 de maio de 2012, no Wayback Machine.> Acesso em Fevereiro de 2012