Momordica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Momordica charantia)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMomordica
Momordica macrophylla
Momordica macrophylla
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Género: Momordica
L.
Espécies
Ver texto

Momordica é um género botânico pertencente à família Cucurbitaceae conhecido popularmente como melãozinho ou melão-de-são-caetano.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Seu nome popular, melão-de-são-caetano, deve-se aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana (Estado de Minas Gerais). O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão, daí o nome.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma planta de origem asiática, mas trazida da África para a Américas pelos escravos. É um cipó herbáceo muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com protuberâncias moles na superfície se abre espontaneamente em três partes, quando maduro, mostrando suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorroidas.

As folhas dessa planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Os escravos usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo, sobretudo onde se concentram essa comunidade. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais.

São popularmente conhecidos entre eles como nigauri, nigagori ou goya, sendo essa última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito esse fruto.

Plantio[editar | editar código-fonte]

O plantio do melão poderá ser feito em vasos de cinco litros ou jardineiras, sendo pouco suscetível a pragas. Após o plantio da semente, a germinação ocorrerá por volta de cino ou seis dias, devendo-se incluir estacas por volta dos 20 dias, já que se trata de uma planta trepadeira.

De 40 a 50 dias inicia-se a floração, estando o fruto bastante desenvolvido após dez dias da polinização.[1]

Espécies[editar | editar código-fonte]

O fruto maduro da Momordica charantia.

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Monoecia, ordem Syngenesia Species plantarum (1753)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Takeguma, Massahiro. «Culivo do Nigarui». Consultado em 20 de Maio de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.