Cucurbitales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCucurbitales
Uma begónia laranja

Uma begónia laranja
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Famílias
Ver texto.

Cucurbitales é uma ordem de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones).

Esta ordem tem está representada sobretudo nas regiões tropicais, tendo presença limitada em regiões subtropicais e temperadas. A ordem inclui espécies arbóreas e arbustivas, mas também herbáceas e trepadeiras. Uma das características mais importante é a presença de flores unissexuais, normalmente pentâmeras. A polinização é normalmente efectuada por insectos, mas a anemofilia também ocorre (na família Coriariaceae e Datiscaceae).

A ordem é composta por cerca de 1300 espécies distribuidas por sete famílias. A família Begoniaceae é a maior delas, com 1400 espécies. A família Cucurbitaceae tem cerca de 825 espécies.

As maiores famílias desta ordem incluem plantas de importante relevo económico. Especificamente, as Cucurbitaceae contém algumas espécies com frutos comestíveis e amplamente conhecidos: abóbora, melancia, melão e pepino. A família Begoniaceae é conhecida pelas suas espécies utilizadas na horticultura (mais de 130).

Famílias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cucurbitales

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.