Arecales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaArecales
Trachycarpus fortunei.

Trachycarpus fortunei.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Arecales
Bromhead
Famílias
Sinónimos

Arecales é uma ordem de plantas com flor que inclui as espécie conhecidas pelo nome comum de palmeiras e afins. A ordem enquanto estrutura taxonómica com significado filogenético apenas teve aceitação generalizada nas últimas décadas, substituindo o antigo agrupamento Principes, ora considerado taxonomicamente obsoleto.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

O sistema de Cronquist de 1981 integrou a ordem na subclasse Arecidae da classe Liliopsida (= monocotiledóneas). O sistema de Thorne e o sistema de Dahlgren incluíram a ordem na superordem Areciflorae, também designada por Arecanae, no seio da subclasse Liliidae (= monocotiledóneas), com uma única família, as Arecaceae.

O sistema APG, de 1998, reconheceu a ordem e integrou-a nas "commelinoids", situação que se mateve no sistema APG II, de 2003, que também reconheceu a ordem, mas coloco-a no clade commelinids das monocots usando a seguinte circunscrição taxonómica:

O sistema APG IV, de 2016, integra as Dasypogonaceae nesta ordem, pois estudos de biologia molecular demonstraram que o agupamento Dasypogonaceae é o grupo irmão das Arecaceae.[1]


Ícone de esboço Este artigo sobre palmeiras (família Arecaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arecales
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Arecales