Supercontinente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Pangea animation 03.gif

Supercontinente é quase o mesmo que um continente, com a diferença de serem os mesmos continentes atuais bilhões de anos no passado, quando tinham outra forma, supostamente unidos ou completamente diferentes. Esse fato ocorre devido a movimentação das placas tectônicas, onde se localizam os continentes, o que fazem estes se movimentarem junto e mudarem de lugar. Mas acontece muito lentamente, as placas se movimentam no máximo 10 centímetros por ano (tanto que esse acontecimento não parou).

Os supercontinentes[editar | editar código-fonte]

O termo supercontinente é utilizado pela geologia para designar grandes agrupamentos de terra que abrangem a maioria das terras emersas do planeta Terra. Eles se formam quando os continentes se juntam, um processo que acontece em ciclos que duram varias centenas de milhões de anos. Os atuais continentes do planeta Terra estão em rota de colisão para no futuro distante, cerca de 250 milhões de anos, formarem um novo supercontinente. Geólogos e cientistas postularam a existência de supercontinentes no passado e futuro geológico da Terra, são eles:

Todos estes continentes serão formados de acordo com um ciclo de aproximadamente 500 milhões de anos e o próximo irá ser devido ao desaparecimento do rifte do oceano Atlântico e à formação de zonas de subducção nas costas africanas e americanas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fairytale konqueror.png Portal Ambiente
Radura.gif Portal Ecologia
Terrestrial globe.svg Portal Geografia
Nuvola apps kweather.png Portal Meteorologia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.