Monte Augustus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Augustus
Monte Augustus
Monte Augustus está localizado em: Austrália
Monte Augustus
Coordenadas 24° 19' 30" S 116° 50' 30" E
Altitude 1 106 m
Localização Austrália Ocidental
País  Austrália

O monte Augustus (em inglês: Mount Augustus) é um monólito localizado no National Park Mount Augustus, a 852 km a norte de Perth, 490 km pela estrada leste de Carnavon e 390 km ao noroeste de Meekatharra, na Austrália Ocidental. O monte, principal característica do parque nacional, é conhecido como "Burringurrah" pelo povo local, os aborígenes Wadjari.[1]

O monte Augustus tem no topo 1106 metros de altitude e, com aproximadamente 860 m acima da planície circundante, cobre uma área de 47.95 km². Tem um cume central de 8 km de comprimento. O monte Augustus é largamente difundido como "o maior monólito do mundo",[2] mas tal afirmação não origina da literatura geologista, tão pouco aparece para ser substanciado em outras pesquisas científicas. A reivindicação parece ter aumentado a rivalidade por um bom tempo com seu rival conterrâneo Uluru, também concorrente ao título de maior monólito.

Geologia[editar | editar código-fonte]

Composto de arenito e conglomerado, o monte Augustus é uma formação conhecida pelos geologistas como Arenito Mount Augustus, e é coberto por um granito mais velho na extremidade norte.[3] O Arenito Mount Augustus é uma deposição de antigos sistemas fluviais e algo mais novo que o antigo granito de 1650 milhões de anos abaixo dele. Os sedimentos originalmente horizontais, foram dobrados em um assimétrico anticlinal por movimentos de terra posteriores.

História[editar | editar código-fonte]

Francis Thomas Gregory alcançou a cimeira em 3 de junho de 1858 durante sua épica jornada de 107 dias pela região de Gascoyne. Semanas depois ele nomeou o pico em homenagem ao seu irmão, Augustus Charles Gregory (1819 - 1905). Nessa época, Augustus estava em sua última expedição, o fracassado saque pela Queensland ocidental na intenção de procurar a localização de Ludwig Leichhardt.

Referências

  1. Naturebase WA Department of Environment and Conservation (acessado 10 Abril 2007)
  2. "Mount Augustus - The largest monolith in the world" at www.smh.com.au (accessed 10 April 2007)
  3. Muhling P.C. & Brakel A.T. 1985. Geology of the Bangemall Group — The evolution of an intracratonic Proterozoic basin. Western Australia Geological Survey, Bulletin 128, 266 p. GSWA download search

Ligações externas[editar | editar código-fonte]