Montmagny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Montmagny
  Cidade  
Localização
Montmagny está localizado em: Quebec
Montmagny
Localização de Montmagny em Quebec
Mapa
Mapa de Montmagny
Coordenadas 46° 59' N 70° 33' O
País  Canadá
Província  Quebec
Região administrativa Chaudière-Appalaches
História
Incorporação 2 de Abril de 1966
Administração
Prefeito (a) Jean-Guy Breton
Características geográficas
Área total 145,00 km²
População total (2011) 11 491 hab.
Densidade 79,2 hab./km²
Código postal 18050
Sítio www.ville.montmagny.qc.ca/

Montmagny é uma cidade de Quebec (Canadá), localizada na Municipalidade Regional do conselho de Montmagny da Região Administrativa Chaudière-Appalaches.

O nome da cidade vêm de Charles Jacques Huault de Montmagny, primeiro senhor da senhoria de Riviere-du-Sud. O território da senhoria foi concedido em 5 de maio de 1646. A vila de Montmagny foi formado a partir do território da antiga senhoria, uma das mais antigas da Costa Sul.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Montmagny localiza-se a noroeste das Montanhas Notre Dame (secção das Apalaches), ao longo do Rio St. Lawrence. O terreno em volta da cidade é relativamente plano, e gentilmente segue o rio até à foz.

Economia[editar | editar código-fonte]

A indústria de transformação tem sido desde muito tempo a principal atividade económica de Montmagny. No entanto, esta cidade tem sofrido pesadas perdas de emprego (600 pessoas desempregadas), na sequência do encerramento da fábrica da Whirlpool em 13 de maio de 2004. Um documentário (Vida após a loja) foi realizado para demonstrar a gravidade deste evento sobre o município.

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Montmagny é particularmente conhecido no Quebec por seu festival do ganso branco em outubro e seu festival internacional de acordeão durante o fim de semana do Dia do Trabalhador (início de Setembro).

Também merece a atenção dos turistas, a visita anual de milhares de Gansos-das-neves o que levou a escolha, na cidade, de vários nomes de hotéis, restaurantes, ruas, etc. As denominações tais como l'Oiselière, la Couvée, l'Oie Blanche e outras referências ao evento migração multiplicam-se.

A doca de Montmagny é a única forma de acesso fluvial a Isle-aux-Crane, localizado do outro lado do rio. Essa pequena ilha é tanto um destino turístico para o Verão como terra agrícola dedicada à produção de queijos finos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]