Morinda tinctoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMorinda tinctoria
Uma lagarta (Neogurelca hyas) na folha de Morinda tinctoria em Narshapur, Índia
Uma lagarta (Neogurelca hyas) na folha de Morinda tinctoria em Narshapur, Índia
Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Tracheophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Gentianales
Família: Rubiaceae
Género: Morinda
Espécie: M. tinctoria
Nome binomial
Morinda tinctoria
Roxb.

Morinda tinctoria, comumente conhecido como Aal ou Amora-da-índia (embora esses nomes também possam referir-se a Morinda citrifolia), é uma espécie de angiosperma da família Rubiaceae, nativa do sul da Ásia.

Flor do Aal
Fruto do Aal

É um arbusto verde ou pequena árvore crescente de 5–10 m de altura. As folhas têm 15 a 25 cm de comprimento, oblongas a lanceoladas. A flores são tubulares, brancas, perfumadas, com cerca de 2 centímetros de comprimento. O fruto é um sincarpo verde de 2 a 2,5 cm de diâmetro.

A planta é largamente cultivada na Índia, para obtenção do corante morindona vendido sob o nome comercial "Suranji". A morindona é utilizada para o tingimento de algodão, seda e , em tons de vermelho, chocolate ou roxo. O corante é encontrado principalmente na casca da raiz e é coletado quando as plantas atingem três a quatro anos de idade. Se as árvores maturam, praticamente nenhuma substância corante permanece. As raízes pequenas têm o maior rendimento de corante e aquelas acima de cerca de 1 cm de diâmetro, são descartadas.

A substância activa é extraída na forma do glicosídeo conhecido como morindina, que por hidrólise produz o corante. A morindona é um corante mordente dando uma cor vermelho-amarelada, com um mordente de alumínio, de chocolate com um mordente de crómio, e roxo pálido a preto, com um mordente de ferro.

A morindina também está presente em Morinda umbellata, mas não em Morinda longiflora, um nativo da África Ocidental. Embora importado para a Grã-Bretanha e aplicado em lã e algodão, o corante não teve sucesso comercial.