Morte da Virgem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morte da Virgem.
1470. Gravura de Martin Schongauer, atualmente no Museu Britânico, em Londres.

A Morte da Virgem Maria, por vezes chamado de Trânsito da Virgem, é um tema comum na arte cristã ocidental, equivalente à Dormição da Theotokos na arte ortodoxa. Ele se tornou menos comum conforme a doutrina da Assunção começou a ganhar apoio na Igreja Católica a partir do final da Idade Média. Embora a doutrina não diga se Maria estava viva ou morta quando teve seu corpo "assumido" no céu, ela é normalmente representada na arte como estando viva.

História[editar | editar código-fonte]

Nada se diz na Bíblia sobre o final da vida de Maria, mas uma tradição que remonta pelo menos o século V diz que os doze apóstolos foram milagrosamente transportados de onde estavam, espalhados pelo mundo, para estar com Maria em seu leito de morte e é esta a cena que normalmente aparece na arte[1] [2] [3] .

Uma virtuosa gravura de Martin Schongauer de ca. 1470 (vide imagem) mostra a Virgem a partir dos pés de uma grande cama com os apóstolos espalhados à volta nos outros três lados e esta composição influenciou muitas outras representações posteriores[4] . Outras, mais antigas, geralmente seguem o padrão bizantino, com a Virgem deitada numa liteira simples, atravessando o espaço da pintura. Um famoso e tardio exemplo sobre o tema foi "Morte da Virgem", por Caravaggio (1606), a última grande pintura católica.

Outros exemplos (com artigos):

Três artistas anônimos são conhecidos na história da arte como Mestre da Morte da Virgem.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Assumption». Consultado em 2011-10-01. 
  2. Jameson, Anna (2010-04-22). Legends of the Madonna: As Represented in the Fine Arts Forgotten Books [S.l.] pp. 450–480. ISBN 1-4400-8561-7. 
  3. Pascale, Enrico De; J. Paul Getty Museum (2009-03). Death and resurrection in art Getty Publications [S.l.] pp. 363–364. ISBN 978-0-89236-947-8. 
  4. «Réunion des musées nationaux». Consultado em 2011-10-01. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Morte da Virgem