Mosteiro de Refoios do Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mosteiro de Refóios do Lima)
Ir para: navegação, pesquisa
Mosteiro de Santa Maria de Refóios do Lima: claustro.

O Mosteiro de Santa Maria de Refóios do Lima localiza-se na freguesia de Refóios do Lima, vila e concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Constitui-se em um mosteiro de raiz beneditina, mas que entretanto passou à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho até 1834, quando se deu a extinção das Ordens religiosas no país.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado no século XII, por Afonso Ansemondes, um rico senhor feudal cujo solar se situava nas imediações, a Torre de Refóios. O seu filho e herdeiro, Mendo Afonso, legou ao mosteiro, então de frades beneditinos, os seus haveres e obteve de D. Afonso Henriques o privilégio de constituir aí um couto e integrá-lo lá. Ao longo dos séculos seguintes, a comunidade monástica que ali se instalou obteve grandes privilégios, incluindo o de ser colocado fora da jurisdição episcopal portuguesa, fazendo-se "imediato à Santa Sé", por decisão do Papa Adriano IV, confirmado pelo Papa Alexandre III.

Em 1564 passou para a jurisdição da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, ficando anexo ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A última grande intervenção, que lhe conferiu o aspecto atual, remonta ao século XVIII. Atualmente alberga a Escola Superior Agrária[1] integrada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.

Características[editar | editar código-fonte]

Com uma área coberta de cerca de 10 000 metros quadrados, apresenta grande diversidade de estilos arquitectónicos, indo do renascentista ao neoclássico e ao rococó, refletindo as diversas épocas em que foi remodelado e ampliado. Internamente, o altar-mor da igreja possui um magnífico retábulo renascentista e as capelas laterais rica talha.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]