Mulholland Drive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por pelo filme, veja Mulholland Drive (filme).
Vista de Hollywood e do centro de Los Angeles a partir da Mulholland Drive

Mulholland Drive é uma estrada ao leste das montanhas de Santa Mônica no Sul da Califórnia. Seu nome é oriundo de um dos pioneiros da engenharia civil de Los Angeles, William Mulholland. A estrada aparece em inúmeros filmes, canções e romances. David Lynch, cujo filme Mulholland Drive está "recheado" com a atmosfera da estrada, disse uma vez que nela é possível sentir a "história de Hollywood".[1]

História[editar | editar código-fonte]

A maior parte da estrada, de Cahuenga Pass em Hollywood até o Oeste da Sepulveda Pass, foi originalmente chamada de Mulholland Highway e foi inaugurada em 1924.[2] Ela foi construída por uma associação de investidores que estavam investindo em Hollywood Hills. DeWitt Reaburn, o engenheiro responsável pelo projeto, disse durante a construção: "A Mulholland Highway será uma das mais famosas e mais movimentadas estradas nos Estados Unidos."

Geografia[editar | editar código-fonte]

Vale de San Fernando de noite, visto da Mulholland Drive

A rodovia com comprimento de 21 -milha (34 km)[3] , conta com pistas duplas e vias arteriais que seguem o cume leste das Montanhas de Santa Mônica e a Hollywood Hills. Conecta duas partes da U.S. Route 101, e cruza as ruas: Sepulveda Boulevard, Beverly Glen Boulevard, Coldwater Canyon Avenida, Laurel Canyon Boulevard, Nichols Canyon Road, e a Outpost Drive.

A estrada oferece vistas espectaculares[4] da bacia de Los Angeles, do Vale de San Fernando, e do letreiro de Hollywood.

Na Mulholland Drive estão algumas das mais exclusivas e mais caras casas do mundo. Muitas destas casas tem vistas deslumbrantes da cidade de Los Angeles.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Janelle McCulloch (1 de abril de 2009). One for the Road. [S.l.]: Pier 9. p. 68. ISBN 978-1-74196-235-2. Consultado em 9 de agosto de 2012 
  2. LA Mountains http://www.lamountains.com/parks.asp?parkid=37  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-415-26189-0 https://books.google.com/books?id=Dbv-zU6M9WIC&pg=PA120  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-85170-532-3 https://books.google.com/books?id=vHftl2P5yJ4C&pg=PA27  Em falta ou vazio |título= (ajuda)