Museu Educativo Gama D'Eça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Educativo Gama D'Eça
Tipo Paleontologia
Inauguração 23 de julho de 1968
Diretor Maria Izabel M. Rocha Duarte
Website www.ufsm.br/museuedu
Geografia
Localidade Rua do Acampamento, n.° 81, Centro
Santa Maria,Rio Grande do Sul
 Brasil

O Museu Educativo Gama D'Eça, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está localizado no Centro de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

O palacete-sede do museu está situado na Rua do Acampamento, n.° 81. O horário de visitas ao Museu é de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17h.

Prédio[editar | editar código-fonte]

Réplica do Crânio do Estauricossauro, primeiro dinossauro brasileiro, encontrado em Santa Maria.
Crânio de um Rincossauro, encontrado em Santa Maria.

O prédio do museu foi construído em 1913 para o Dr. Astrogildo César de Azevedo. Essa casa foi projetada pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn e os trabalhos de construção acompanhados pelo engenheiro Henrique Schultz. O imponente prédio ocupa uma área de 533,80 metros quadrados, distribuídos entre seus dois pisos.

Símbolo[editar | editar código-fonte]

Escolheu-se como símbolo do Museu o Rincossauro (Scaphonyx fischeri), porque através desse réptil — cuja ossada foi encontrada pela primeira vez em Santa Maria, em 1902, pelo santa-mariense Jango Fischer — o ilustre paleontólogo inglês Arthur Smith Woodward determinou a idade da Formação Santa Maria como datada da Era Mesozóica, período Triássico Superior (aproximadamente duzentos e vinte milhões de anos). A denominação Scaphonyx fischeri foi dada em homenagem a Fischer.

Patrono[editar | editar código-fonte]

O museu foi nomeado em homenagem a José Maria da Gama Lobo d'Eça, o Barão de Saicã, que nasceu na Armação de Alagoinha, Ilha de Santa Catarina, em 15 de setembro de 1793. Filho do brigadeiro José da Gama Lobo Coelho d'Eça e de Elisa Joaquina da Conceição Coimbra, assentou praça no regimento sob o comando de seu pai, como cadete aos 5 anos de idade; aos 15 anos participou da Campanha Cisplatina como tenente; aos 17 assumiu o comando da Companhia de Granadeiros e Coronel de Milícias, operando nas Missões. Veio a Santa Maria por ordem do Visconde de Castro, para aqui estabelecer seu Quartel General.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Busca no OpenStreetMap

OpenStreetMapLogo.png Localização do museu

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.