Museu Elizabeth Aytai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Elizabeth Aytai
Tipo museu
Geografia
Coordenadas 22° 57' 4.596" S 47° 19' 9.956" O
Localização Monte Mor
País Brasil

Museu Municipal Elisabeth Aytai é um museu localizado na cidade de Monte Mor, interior de São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

O museu foi fundado em 5 de Novembro de 1988, sendo resultado do trabalho do Dr. Desidério Aytai, antropólogo húngaro radicado no Brasil. A denominação deve ao fato de que foi sua esposa, Elisabeth Aytai, quem encontrou a primeira urna funerária na aldeia tupi, com 800-1000 anos de idade, em Monte Mor.

Acervo[editar | editar código-fonte]

O museu possui um acervo variado, possuindo desde documentos de valor histórico, tais como o testamento do Barão de Monte Mor, de 1884, quanto objetos pré-históricos locais, encontrados em escavações iniciadas em 1972, no sítio Rage Maluf, entre outros. Um exemplo é uma urna funerária de 800 anos. Apresenta, também, objetos indígenas da região.

O acervo conta, ainda, com materiais relativos à numismática, periódicos e jornais históricos, fotografias, produção artístico local, biblioteca de interesse arqueológico.

O museu está credenciado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como centro da arqueologia da região.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.