Saltar para o conteúdo

Nancy Lopes Garcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nancy Lopes Garcia
Nancy Lopes Garcia
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação matemática
Empregador(a) Universidade Estadual de Campinas

Nancy Lopes Garcia (São Paulo, 8 de janeiro de 1964) é uma renomada estatística brasileira, professora titular do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sua trajetória acadêmica e suas contribuições para a área da estatística a consolidaram como uma das principais pesquisadoras brasileiras em sua área de atuação. [1] Seus interesses de pesquisa incluem modelagem e inferência para processos de pontos espaciais, cadeias de memória infinita ou variável e inferência para dados funcionais.

Formação Acadêmica e Carreira

[editar | editar código-fonte]

Nascida em São Paulo, Nancy Lopes Garcia possui graduação em Estatística pela Unicamp (1985), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1988) e doutorado em Estatística pela University of Wisconsin – Madison (1993, trabalhando com Thomas G. Kurtz.[2]). Sua vinculação à Unicamp iniciou-se em 1987, onde desenvolve suas atividades de ensino e pesquisa desde então.

Ela é membra eleita do Instituto Internacional de Estatística[3] e publicou cerca de 50 artigos em revistas científicas, supervisionou 6 alunos de doutorado e 5 pós-doutorados. Garcia também atuou como Tesoureira e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática.[4].

Áreas de Interesse e Contribuições

[editar | editar código-fonte]

Seus interesses de pesquisa se concentram em áreas como:

Modelagem e inferência para processos de pontos espaciais: Estuda a distribuição espacial de eventos, como por exemplo, a localização de árvores em uma floresta ou de tumores em um órgão.

Cadeias de memória infinita ou variável: Analisa modelos estatísticos que possuem uma estrutura de dependência complexa, onde a influência de observações passadas pode se estender por um período de tempo indefinido.

Inferência para dados funcionais: Desenvolve métodos estatísticos para analisar dados que são funções, como por exemplo, curvas de crescimento ou imagens.

Suas contribuições para a área da estatística são significativas e têm sido amplamente reconhecidas pela comunidade científica internacional. Nancy Lopes Garcia é autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de alto impacto e tem orientado diversos alunos de mestrado e doutorado, contribuindo para a formação de novas gerações de estatísticos no Brasil.[5]

Reconhecimento e Honrarias

[editar | editar código-fonte]

Em 2024, Nancy Lopes Garcia foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências, um reconhecimento máximo à sua trajetória e à importância de suas contribuições para a ciência brasileira. Essa distinção a coloca entre os mais destacados cientistas do país.[6]

  1. «Nancy Lopes Garcia». CNPq. Consultado em 8 de março de 2021 
  2. Mathematics Genealogy Project (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
  3. «ISI Elected Members». International Statistical Institute. Consultado em 6 de março de 2021 
  4. «Noticiário SBM - Sociedade Brasileira de Matemática» (PDF). Sociedade Brasileira de Matemática. Consultado em 12 de maio de 2022 
  5. «Nancy Lopes Garcia: conheça a nova matemática entre os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências – SBM – Sociedade Brasileira de Matemática». 12 de dezembro de 2023. Consultado em 1 de outubro de 2024 
  6. «Nancy Lopes Garcia – ABC». Consultado em 1 de outubro de 2024 
[editar | editar código-fonte]