Natività di Nostro Signore Gesù Cristo a Via Gallia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista da fachada.

Natività di Nostro Signore Gesù Cristo a Via Gallia é uma igreja titular de Roma localizada na Via Gallia, 160, no quartiere Appio-Latino[1]. É dedicada à Natividade. O cardeal-presbítero do título cardinalício de Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo na Via Gallia é Audrys Juozas Backis, arcebispo-emérito de Vilnius, na Lituânia.

História[editar | editar código-fonte]

Vista do presbitério e da abside.

Esta igreja, construída com base num projeto de Tullio Rossi em 1936, é sede de uma paróquia criada no ano seguinte através do decreto "Succrescente in dies" do cardeal-vigário Francesco Marchetti Selvaggiani. Em 1969, o papa Paulo VI a elevou a sede do título cardinalício de Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo na Via Gallia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Na fachada da igreja estão uma roseta e um portal central, sobre o qual, na luneta, está um baixo-relevo com uma "Anunciação". Uma alta torre campanária do lado esquerdo é uma das marcas do projeto.

O interior se apresenta em três naves separadas por pilares. Na central está a pia batismal utilizada para o batismo por imersão: de formato octogonal, sua cobertura é formata por cinco painéis com vitrais que reproduzem uma imagem de Nossa Senhora e os símbolos dos evangelistas. Nos pilares da nave central estão as imagens da Via Crucis em mosaico. O profundo presbitério abriga um altar-mor de notáveis dimensões e de forma quadrada. Na abside, um grande mosaico de Gilda Nagni retrata a "Natividade de Jesus com a Sagrada Família". O sacrário é obra de Goffredo Verginelli.

As naves laterais terminam em pequenas absides. Na da esquerda está um "Cristo" em mosaico e, na da direita, um "Pentecostes".

A igreja conta ainda com um órgão de tubos Mascioni opus 530 construído em 1940 e restaurado em 1983. Ele está localizado numa cantoria na contrafachada em dois corpos distintos.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, C. (2000). Le Chiese di Roma (em italiano). Milano: Newton & Compton Editori. p. 266 
  • Manodopi, A. (2006). Quartiere IX. Appio Latino, in AA.VV, I quartieri di Roma (em italiano). Roma: Newton & Compton Editori 
  • Fronzuto, G. (2007). Organi di Roma. Guida pratica orientativa agli organi storici e moderni (em italiano). Firenze: Leo S. Olschki Editore. p. 335–336. ISBN 978-88-222-5674-4 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]