Nature

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nature (journal))
Ir para: navegação, pesquisa
Nature journal logo.svg
Capa da edição de 25 de agosto de 2016 da revista Nature
Frequência semanal
Circulação internacional
Categoria revista científica
País  Reino Unido
Idioma Inglês
Primeira edição 4 de novembro de 1869
Nature

Nature uma revista científica interdisciplinar britânica, publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 4 de novembro de 1869. Classificada como a revista científica mais citada do mundo pela edição de 2010 do Journal Citation Reports, sendo amplamente considerada como uma das poucas revistas acadêmicas remanescentes que publica pesquisas originais em uma ampla gama de campos científicos.[2] A Nature tem um público on-line de cerca de 3 milhões de leitores únicos por mês.[3] A revista tem uma circulação semanal de cerca de 53 mil exemplares, mas estudos concluíram que, em média, uma única cópia é compartilhada por até oito pessoas.[4]

Público alvo[editar | editar código-fonte]

Os cientistas da pesquisa são o público principal da revista, mas resumos e artigos de acompanhamento destinam-se a fazer muitos dos estudos importantes mais compreensíveis para cientistas de outras áreas e para o público educado. Em cada edição há editoriais, notícias e artigos sobre questões de interesse geral para cientistas, incluindo assuntos atuais, o financiamento da ciência, negócios, ética científica e descobertas de pesquisa.

Linha editorial[editar | editar código-fonte]

A revista também tem seções sobre livros e artes, enquanto o restante consiste principalmente de artigos de investigação (artigos ou cartas), que são muitas vezes densos e altamente técnicos. Por causa de limites rígidos sobre o comprimento de papéis, muitas vezes o texto impresso é na verdade um resumo do trabalho em questão, com muitos detalhes relegados para um acompanhamento material suplementar no site da revista.

Há muitas áreas de investigação em que novos e importantes avanços e pesquisas originais são publicados, tanto como artigos quanto como cartas. Os trabalhos que foram publicados nesta revista são internacionalmente aclamados pela manutenção de altos padrões de pesquisa. Em 2007, a Nature (em conjunto com a Science) recebeu o [[Prémios Princesa das Astúrias|Prêmio Princesa das Astúrias de Comunicação e Humanidade.[5][6] No dia 14 de dezembro de 2005, a revista Nature publicou um artigo sobre a Wikipédia a respeito de uma pesquisa feita comparando alguns de seus artigos com os da enciclopédia Britânica em áreas científicas quanto à quantidade de erros encontrados.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Huxley, T. H. (1869). «Nature: Aphorisms by Goethe». Nature [S.l.: s.n.] 1: 9–11. Bibcode:1869Natur...1....9H. doi:10.1038/001009a0. 
  2. «About Nature». nature.com. Consultado em 12 de agosto de 2011. 
  3. «Announcement: A new iPad app for Nature readers». Nature. 12 de dezembro de 2012. Consultado em 26 de outubro de 2014. 
  4. Demographics: Nature, arquivado do original em 13 de maio de 2011, https://web.archive.org/web/20110513233735/http://www.nature.com/advertising/resources/pdf/2010naturemediakit.pdf?prod_code=NATURE&prod=Nature 
  5. Ham, Becky; AAAS News release (26 de outubro de 2007). «Science Receives Spain's Prince of Asturias Award for Excellence in Communication». American Association for the Advancement of Science (AAAS). Consultado em 27 de agosto de 2012. «Science [magazine] shares this year's award with the journal Nature.» 
  6. «Journals Nature and Science – Communication and Humanities 2007». Fundaciôn Principe de Asturias. 26 de outubro de 2007. Consultado em 27 de agosto de 2012. «Some of the most important and innovative work of the last 150 years has appeared on the pages of Science and Nature...» 
  7. Artigo na internet

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma revista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.