New Legend of Madame White Snake (série 1992)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
New Legend of Madame White Snake
新白娘子傳奇
Informação geral
Formato série
Estado Finalizado
Baseado em Lenda da Serpente Branca
Elenco Angie Chiu
Ceclilia Yip
Maggie Chan
País de origem Taiwan
Idioma original Não disponível
Temporadas 1
Episódios 50
Produção
Tema de abertura 千年等一回
Tema de encerramento 渡情
Transmissão original 5 de novembro de 1992 (1992-11-05) – 13 de janeiro de 1993 (1993-01-13)
Cronologia
Programas relacionados A Lenda do Mestre Chinês

New Legend of Madame White Snake (chinês :新白娘子傳奇) foi uma série de TV de 1992 estrelada por Angie Chiu e Cecilia Yip. Exibida pela primeira vez na Taiwan Television em 1992, a série foi transmitida pela China Central Television em 1993, tornando-se um grande sucesso. Permaneceu popular por mais de 20 anos, sendo uma das séries mais reproduzidas em 2016. É baseada na lenda da Serpente Branca, do folclore chinês.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Depois de centenas, talvez milhares, de anos de um disciplinado treinamento em taoísmo enquanto vivia em uma caverna no Monte Emei, a protagonista Bai Suzhen, com a ajuda de uma pílula da imortalidade celestial, metamorfoseou-se de sua forma original de serpente para a forma de uma humana para buscar a imortalidade no mundo humano, em sua busca pela divindade, guiada pela Deusa da Misericórdia, Guan Yin.

Bai Suzhen então conhece e domina em um único combate quem tentou raptá-la. Esta então se transforma em uma forma feminina e se torna sua parceira de campo. Ela se chama Xiao Qing ("Pequena Verde") e, como Bai, era originalmente uma serpente.

No passado, Bai foi salva de ser morta por um jovem vaqueiro que ela sabe apenas ter sido seu benfeitor, sendo a intenção de retribuí-lo um dos motivos que a fizeram vir até o mundo dos humanos. Guan Yin havia lhe dito que encontraria um homem elevado no Dia da limpeza dos túmulos, no Lago do Oeste. Se "elevado" era em sentido literal ou metafórico, era incerto. Bai e Xiao Qing procuram juntas por este benfeitor. Bai o encontra e é amor à primeira vista. Eles se encontram na Ponte Quebrada no Dia da limpeza dos túmulos,. Hanwen está lá para visitar o túmulo de seus pais falecidos. Nesta vida, Hanwen trabalha em uma farmácia e estuda medicina. Como Hanwen salvou Bai em sua vida anterior, quando ela era uma cobra, ela deseja retribuí-lo. Os dois se apaixonam, se casam, têm um filho e são perseguidos por um fanático religioso, Fa Hai.

Fa Hai acredita que um demônio é sempre um demônio e nunca poderá se tornar verdadeiramente bom, não pertencendo ao mundo dos humanos, seguindo assim uma perseguição obstinada. Bai tem um filho com Hanwen após o casamento. Para salvar aquela criança, ela concorda em ser presa no Pagode Leifeng (que literalmente significa torre de vento trovejante), um símbolo da tumba.

Produção[editar | editar código-fonte]

A série é apresentada no estilo ópera Huangmei. Este formato de ópera se origina com mulheres cantando durante a colheita de chá. É uma ópera de formato popular, não para as elites.[2] Isso pode explicar o papel do gênero na encenação da lenda, onde os personagens centrais são vividos todos por mulheres. A lenda certamente traça o desenvolvimento e os conflitos dentro da teologia chinesa, desde os cultos primitivos das cobras até o taoismo e o budismo.

De qualquer maneira, a lenda da serpente branca apela à compaixão para com aqueles que buscam o autoaperfeiçoamento e estimula todos ao autoaperfeiçoamento. Pode ser comparada à Odisséia de Homero, pois a lenda tem muitos subenredos e foi contada e recontada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Papel Ref.
Angie Chiu Bai Suzhen

Hu Meiniang

[3]
Cecilia Yip Xu Xian

Xu Shi Lin

[4]
Maggie Chan Xiao Qing

(Qing'er)

[3][4]
Liao Wei Kai Jovem Xu Shi Lin
Chien Te-men Fa Hai
Jiang Ming Li Gong Fu
Yin Bao Lian Xu Jiao Rong
Xia Guang Li Li Bi Lian
Su Yu Xuan Jovem Li Bi Lian
Shi Nai Wen Qi Bao Shan

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «想当年|《新白娘子传奇》百看不厌,别忘了这位幕后功臣». The Paper. 11 de junho de 2016. Consultado em 13 de outubro de 2018 
  2. Origins of Chinese opera. S. K. Lim, Chunjiang Fu, Li En. Singapore: Asiapac. 2010. 27 páginas. OCLC 635360514 
  3. a b «小青陈美琪:为马清伟息影7年,他却爱上关之琳,41岁再嫁富豪» (em chinês). Sohu. 7 de janeiro de 2021. Consultado em 31 de maio de 2021 
  4. a b «【入豪門‧讀碩士】16歲出道 陳美琪劇中角色三度「死老公」…» (em chinês). Hong Kong Apple. 17 de setembro de 2016. Consultado em 31 de maio de 2021 

 Ligações externas[editar | editar código-fonte]