Newmans Airways

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Newmans Airways Limited
IATA ZQ
ICAO NZA
Indicativo de chamada ANZA
Fundada em 1984
Encerrou atividades em 1987
Principais centros
de operações
Frota 4
Sede Auckland, Nova Zelândia

A Newmans Airways Limited, também conhecida como Newmans Air,[1] era uma subsidiária aérea de propriedade total do Newmans Group, e atendeu o mercado doméstico da Nova Zelândia entre 1985 e 1987. Foi criada em concorrência direta com a Mount Cook Airline para servir rotas turísticas. Em 1986, a Ansett Australia adquiriu 50% das ações, aumentando para 100% em 1987, quando a companhia aérea foi rebatizada de Ansett New Zealand.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1983, o Newmans Group lançou uma oferta pública de aquisição de uma empresa turística concorrente, a Mount Cook Group, então ainda de propriedade independente.[2] Suas razões para comprar a companhia aérea eram para obter mais receita com os passageiros estrangeiros, em vez de simplesmente alimentá-los com a operação aérea da Mount Cook. Eles também alegaram que a aeronave HS 748 da Mount Cook não estava mais de acordo com os padrões esperados pelos turistas estrangeiros, com a Newmans pretendendo reequipar sua companhia aérea com De Havilland Canada Dash 7 ou BAe 146s.[2]

Após a tentativa fracassada, Newmans decidiu abrir sua própria companhia aérea concorrente, operando as mesmas rotas turísticas operadas pela Mount Cook Airline, mas excluindo Northland. A companhia aérea foi lançada em apenas 9 meses, com comemorações de lançamento no Aeroporto de Rotorua em 12 de fevereiro de 1985.[2]

Início das operações[editar | editar código-fonte]

Os serviços começaram em 13 de fevereiro de 1985, após uma celebração de lançamento em Rotorua no dia anterior. Havia três voos diários entre Christchurch e Queenstown, dois entre Christchurch e Rotorua e um único voo ao meio-dia de Rotorua para Auckland.[3] Paradas em Glentanner foram adicionadas aos voos de Queenstown alguns meses depois.

A Newmans Air optou por iniciar as operações usando DHC-7, embora apenas Glentanner realmente precisasse de uma aeronave com capacidade de decolagem e pouso curtas (STOL). A Newmans Air planejou mover essas aeronaves para uma função de servir Wanaka, Te Anau e a Costa Oeste, uma vez que o tráfego tivesse aumentado o suficiente nos serviços de 'trunk' para permitir aeronaves DC9 ou BAe 146.[2] Newmans também declarou intenções de incluir Nelson (onde o Newmans Group estava baseado) em sua rede usando um terceiro DHC-7 alugado, mas nenhum desses planos foi concretizado.

Investimento da Ansett Australia[editar | editar código-fonte]

A Ansett Australia há muito tempo desejava entrar no mercado de aviação da Nova Zelândia e, de fato, entre 1960 e 1966, teve uma participação acionária na South Pacific Airlines. O relaxamento da regulamentação no setor de aviação em 1986 pelo quarto governo trabalhista[4] permitiu que a Ansett assumisse a propriedade conjunta da Newmans Air com 50% das ações, junto com a empresa de investimentos neozelandesa Brierley Investments (27,5% das ações). As restantes ações foram detidas pelo Newmans Group.

A empresa resultante era conhecida como Bilmans Management Ltd, negociada como Ansett Newmans.[4] Duas novas aeronaves Havilland Canada Dash 8-100 foram encomendadas (ZK-NEY e ZK-NEZ) com o objetivo de voar entre Auckland, Wellington e Christchurch, com a primeira aeronave chegando em dezembro de 1986. As aeronaves DHC-7 foram vendidas em 30 de janeiro de 1987, tendo sido substituídas.[5] No entanto, em 1987, a Ansett comprou as ações restantes da empresa e, em meados de 1987, relançou a companhia aérea como Ansett New Zealand.

Frota[editar | editar código-fonte]

A frota da Newmans Air consistia nas seguintes aeronaves:

Frota da Newmans Air
Aeronaves Quantidade Período de operação Notas
De Havilland Canada DHC-7 Dash 7 2 1985-1987
Bombardier Q Series 2 1986-1987
Total 4

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «NEWMANS AIRWAYS LIMITED (252136) Struck off». New Zealand Companies Office. Ministry of Business, Innovation and Employment. Consultado em 1 de fevereiro de 2015 
  2. a b c d «Pegasus Airborne - the launching of Nemans Air». NZ Wings: 14–15. Março de 1985. Consultado em 29 de janeiro de 2015 
  3. «Newmans Air Timetable». Aviation News. Consultado em 29 de janeiro de 2015 
  4. a b Don't knock Air New Zealand - the Press, 5 September 2007
  5. «DHC-7 ZK-NEX». NZ CIVIL AIRCRAFT. Consultado em 29 de janeiro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma companhia aérea da Oceania é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.