Nihonbashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nihonbashi (Ponte Nihon)
Leão em Nihonbashi
Quilômetro zero no meio de Nihonbashi.

Nihonbashi (日本橋? literally Ponte do Japão), ou Nihombashi, é um distrito empresarial de Chuo, Tóquio, Japão que cresceu ao redor da ponte de mesmo nomes que conectava os dois lados do Rio Nihonbashi no local desde o século XVII. A primeira ponte de madeira foi concluída em 1603 e a atual ponte feita de pedra data de 1911.[1] O distrito cobre uma grande área a norte e leste da ponte, alcançando Akihabara a norte e o Rio Sumida a leste. Ōtemachi está a oeste e Yaesu e Ginza ao sul.

História[editar | editar código-fonte]

Nihonbashi em 1946

O distrito de Nihonbachi era um grande centro mercantil durante o período Edo: seu desenvolvimento é creditado em grande parte à família Mitsui, que baseou seu negócio atacadista em Nihonbashi e desenvolveu a primeira loja de departamentos do Japão, a Mitsukoshi, lá. O mercado de peixes da era Edo que antigamente se situava em Nihonbashi era o antecessor do atual mercado de peixes de Tsukiji. Nos últimos anos, Nihonbashi emergiu como o distrito financeiro predominante de Tóquio (e do Japão).

A ponte Nihonbashi tornou-se famosa pela primeira vez durante o século XVII, quando ela era a ponta leste do Nakasendō e do Tōkaidō, estradas que corriam entre Edo e Quioto. Durante esta época, ela era conhecida como Edobashi, ou "Ponte Edo". No período Meiji, a ponte de madeira foi substituída por uma ponte de pedra maior, que ainda permanece hoje (uma réplica da velha ponte foi exibida no Museu de Edo-Tóquio). Ela é o ponto do qual os japoneses medem distâncias: placas em rodovias que mostram a distância para Tóquio na verdade mostram o número de quilômetros para Nihonbashi.

Um pouco antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, uma via expressa foi construída sobre a ponte Nihonbashi, ofuscando a vista clássica do Monte Fuji da ponte. Em anos recentes, os cidadãos locais peticionaram ao governo para deixar a via expressa subterrânea. Este plano foi apoiado pelo Primeiro-Ministro Junichiro Koizumi mas foi oposto pelo governador de Tóquio Shintaro Ishihara. Se implementado, os custos de construção seriam de aproximadamente ¥500 bilhões (cerca de US$4+ bilhões).

Locais em Nihonbashi[editar | editar código-fonte]

Loja de departamentos Mitsukoshi
Nihonbashi Mitsui Tower

Empresas sediadas em Nihonbashi[editar | editar código-fonte]

Nihonbashi (日本橋)

Hakozakicho (箱崎町)

Honcho (本町)

Muromachi (室町)

No final da década de 1990, a GeoCities Japan tinha sua sede no Edifício Nihonbashi Hakozaki, em Hakozakicho.[4] Por uma época, a Creatures Inc. tinha sua sede no Kawasakiteitoku Building (川崎定徳ビル, Kawasakiteitoku Biru?) em Nihonbashi.[5]

Estações ferroviárias e de metrô[editar | editar código-fonte]

Estações de metrô[editar | editar código-fonte]

Estações ferroviárias[editar | editar código-fonte]

Rotas[editar | editar código-fonte]

Como o ponto de início das cinco rotas do período Edo, Nihonbashi fornecia acesso fácil para muitas partes do Japão antigo.

Nihonbashi (local inicial) - Shinagawa-juku
  • Nakasendō (conectando Edo a Kyoto, indo pelas montanhas)
Nihonbashi (local inicial) - Itabashi-juku
Nihonbashi (local inicial) - Naitō Shinjuku
Nihonbashi (local inicial) - Hakutaku-juku
Nihonbashi (local inicial) - Senju-juku

Referências

  1. Guide Map/Nihonbashi
  2. "FAQ." Takeda Pharmaceutical Company. Acessado em 2 de fevereiro de 2011. "Q : Where is Takeda located? A : [...] and the Tokyo Head Office is located in Tokyo, Japan."
  3. "Overview." Takeda Pharmaceutical Company. Retrieved on February 2, 2011. "Tokyo Head Office 12-10, Nihonbashi 2-chome, Chuo-ku, Tokyo 103-8668"
  4. "スタッフ募集." GeoCities Japan. 21 de fevereiro de 1999. Acessado em 30 de abril de 2009.
  5. "Welcome to Creatures Inc." Creatures Inc. Acessado em 4 de outubro de 2010. "東京都中央区日本橋3-2-5川崎定徳ビル別館5F."

Notas[editar | editar código-fonte]