Nikolai Jukovski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nikolai Jukovski
Nascimento 17 de janeiro de 1847
Orekhovo
Morte 17 de março de 1921 (74 anos)
Nacionalidade Rússia Russo
Alma mater Universidade Estatal de Moscou
Orientado(s) Sergei Tchaplygin, Leonid Sedov
Instituições Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou
Campo(s) Matemática
Tese 1882: On the Robustness of Motion

Nikolai Egorovitch Jukovski (russo: Николай Егорович Жуковский ; Orekhovo, 17 de janeiro de 1847 - 17 de março de 1921) foi um cientista russo, considerado fundador da aero- e hidrodinâmicas modernas. Numa época em que cientistas contemporâneos zombavam da ideia do voo humano, Jukovski foi o primeiro a estudar o fluxo aéreo. Seus estudos resultaram na transformação de Jukovski e no teorema de Kutta-Jukovski.

Nikolai nasceu na vila de Orekhovo, no oblast de Vladimir, a cerca de 200 quilômetros a leste de Moscou. Formou-se pela Universidade Estatal de Moscou em 1868. A partir de 1872, foi professor na Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou. Ele fundou o primeiro Instituto de Aerodinâmica nos arredores de Moscou em 1904. Em 1918, foi fundador e chefe do Instituto Central de Aero-Hidrodinâmica.

Com sua hipótese de circulação do ar, ele foi o primeiro cientista a explicar matematicamente a origem da força de sustentação aerodinâmica. Foi também o primeiro a dimensionar a força de sustentação gerada por um corpo que se move num fluido ideal como sendo proporcional à velocidade e à circulação em torno do corpo. Ele construiu o primeiro túnel de vento da Rússia.

A cidade de Jukovski, perto de Moscou e uma cratera na Lua foram nomeadas em sua homenagem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nikolai Jukovski
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.