Nossa Senhora de Fátima (Manaus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nossa Senhora de Fátima é uma comunidade na Zona Norte da cidade de Manaus.[1] Está localizada no bairro Cidade Nova e é formado por duas etapas, o Nossa Senhora de Fátima 1 e o Nossa Senhora de Fátima 2, respectivamente. A primeira etapa é formada pelas ruas Jordão até a rua Nova Canaã. A segunda etapa é formada pelas ruas Egito até a Samaria. No bairro, os nomes das ruas foram dados pelos próprios moradores e não pela prefeitura. Todas as ruas possuem nomes bíblicos.

A história do bairro Nossa Senhora de Fátima é fortemente ligada à história do bairro Cidade Nova. Em 1979, devido ao grande crescimento populacional que Manaus ganhava na época com a instalação da Zona Franca, o poder público realizou o projeto "cidade nova", que construía habitações para as famílias oriundas de outros estados e do interior do Amazonas. O projeto habitacional tinha o propósito de evitar o crescimento de Manaus através de invasões de terras e formação de favelas. Logo, foi construído o bairro "Cidade Nova, projetado para ser o maior bairro da cidade com uma grande área comercial. O propósito foi atingido pelo poder público e com a criação desse bairro bem projetado, foram criados vários bairros próximos a ele, como é o caso do bairro, além de outros como o Amazonino Mendes e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A comunidade tem forte ligação histórica também com o conjunto Amazonino Mendes. Ambos surgiram na mesma época.

Dados da comunidade[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mapa da área urbana da cidade de Manaus». Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI). 2019. Consultado em 5 de novembro de 2019