Nuno Viegas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nuno Viegas foi um nobre e Senhor feudal português, foi senhor de Aguiar Neiva, actual Castelo do Neiva, freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Nuno Viegas e de Inês Curutelo. Casou com Inês Dias do Rego, filha de Rui Dias do Rego, de quem teve:

  1. Leonor Viegas do Rego (1375 -?) casada com Diogo Gomes de Abreu e Alcaide-mor de Lapela.
  2. Inês Dias Pereira casada com Lopo Vaz de Sampaio.

Após a morte do marido, Inês Dias do Rego, voltou a casar, desta feita com D. João Rodrigues do Lago (1300 - c. 1372), senhor do solar e da Domus Fortis denominada Torre do Lago de entre os rios Homem e Cávado.[1]

Bibliografa[editar | editar código-fonte]

  • Nobiliário das Famílias de Portugal, Felgueiras Gayo, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. IV-pg. 139 (Curutelos).

Referências

  1. Gayo, Manoel José da Costa Felgueiras, Nobiliário de Famílias de Portugal, Impressão diplomática do original manuscrito existente na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Portugal., No.1181776/Tomo 25/Tit.Rego/Pag.171/Parag.1/N5., Microfilmes No.s 1181775 a 1181777. Meirelles, Agostinho de Azevedo. Affonso, Domingos de Araújo. Editado em 1938 por Oficinas Gráficas da PAX, Braga-Portugal. Microfilme do CHF (Centro de História da Família) da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Filmado pela Sociedade Genealógica de Utah, 1986. Vide tt.o Lagos, Parag.1, N1.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.