O Concerto no Ovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Concerto no Ovo
O Concerto no Ovo
Autor Desconhecido, Hieronymus Bosch
Data década de 1560
Gênero alegoria
Técnica tinta a óleo, tela
Dimensões 108,5 centímetro x 126,5 centímetro
Localização Palácio das Belas-Artes de Lille

O Concerto no Ovo[1] é uma pintura anteriormente considerada como um cópia de uma obra perdida elaborada por Hieronymus Bosch e que é actualmente considerada como baseada num dos seus desenhos.

Max Jakob Friedländer denominou-a como "uma cópia antiga", sem especificar a obra a partir da qual foi copiada.[2]

Atribuições modernas da pintura (de um seguidor de Bosch desconhecido) foi baseada na análise da música presente no livro aberto, que mostra notas por Thomas Crecquillon, do ano de 1549.[3]

A obra foi comprada em 1890, por 400 francos, pelo Palais des Beaux-Arts de Lille (Palácio das Belas Artes de Lille) a Morhange, um negociante de arte parisiense.[2] Apareceu com o título em holandês Zangers en musici in een ei numa exibição no ano de 2008 no Museu Noordbrabants, em 's-Hertogenbosch.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Max Jakob Friedländer Early Netherlandisch Painting. Volume V. Geertgen tot Sint Jans and Jerome Bosch, 1969, Leiden, A.W. Slijthof; Brussels, La Connaissance.
  • Koldeweij, A.M., P. Vandenbroeck en B. Vermet (2001) Jheronimus Bosch. Alle schilderijen en tekeningen, Rotterdam, Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam: NAi Uitgevers, ISBN 90-5662-219-6