O Homem da Meia-Noite (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: ""The Midnight Man"" redireciona para este artigo. Para o seriado cinematográfico, veja The Midnight Man (cinessérie).
The Midnight Man
O Homem da Meia-Noite (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1974 •  cor •  114 min 
Gênero policial
Direção Roland Kibbee
Burt Lancaster
Produção Roland Kibbee
Burt Lancaster
Roteiro Roland Kibbee
Burt Lancaster
Baseado em The Midnight Lady and the Mourning Man, de David Anthony
Música Dave Grusin
Idioma inglês

The Midnight Man (br/pt: O Homem da Meia-Noite[1][2]) é um filme policial estadunidense de 1974, dirigido e produzido por Roland Kibbee e Burt Lancaster (que também é o protagonista) para a Universal Pictures.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O ex-policial de Chicago, Jim Slade, cumpre pena por ter matado o amante da esposa e sai em condicional. Ele vai morar com o casal amigo Quartz e Judy numa pequena cidade da Carolina do Sul. Pouco antes da chegada de Jim, Quartz que também era ex-policial, tentou impedir um roubo a um restaurante por uma quadrilha de violentos bandidos e foi baleado na perna, ficando imobilizado com um gesso. Ele é chefe da segurança da Faculdade Jordan e oferece o emprego de vigia-noturno a Jim, que aceita. Jim se apresenta a Oficial da Condicional Linda Thorpe e os dois logo iniciam um romance. Na primeira noite da vigilância de Jim, a sala do professor de psiquiatria é arrombada e são roubadas três fitas com gravações de depoimentos comprometedores de estudantes que estavam em terapia. Uma das estudantes que gravou fitas é Natalie Clayborne, filha do senador Phillip Clayborne, que na noite seguinte aparece assassinada em seu quarto. O sádico xerife Jack Casey descobre roupas íntimas de Natalie no quarto do jardineiro pervertido Sam, e imediatamente o prende pelo homicídio. Jim não acredita que o jardineiro seja o assassino e passa a investigar por conta própria, achando que o real motivo do roubo das fitas e do assassinato da estudante é chantagem contra o pai dela.

Produção[editar | editar código-fonte]

Burt Lancaster divide os créditos da direção com Roland Kibbee, e de roteirista com Kibbee e o autor do romance de 1969 The Midnight Lady and the Mourning Man,David Anthony, que serviu de base para o roteiro. Com uma história complicada, o filme não foi um grande sucesso e Lancaster não o considerou seu melhor trabalho. The Kentuckian de 1955, foi outro filme que Lancaster dirigiu.

Catherine Bach mais tarde ficaria conhecida com a série de TV The Dukes of Hazzard que estreou em 1979. Ed Lauter e Charles Tyner participariam com destaque no mesmo ano de The Longest Yard, grande sucesso de Burt Reynolds.

As filmagens foram em Clemson, Condado de Anderson e Condado de Pickens, todas localidades na Carolina do Sul. Iniciaram em 13 de fevereiro de 1973, com a cena de abertura de Jim Slade chegando de bonde na Faculdade Jordan.[3] O filme foi lançado nos Estados Unidos em 10 de junho de 1974 em Nova Iorque, e nacionalmente em 14 de junho. A premiere foi no Cine Astro III, na Universidade Clemson, em 14 de março de 1974 com um tapete vermelho cerimonial.

Referências

  1. O Homem da Meia-Noite no AdoroCinema
  2. O Homem da Meia-Noite no DVDPT (Portugal)]
  3. The Tiger (Jornal Universitário), Universidade Clemson, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1973, Volume LXVI, Número 19, pg. 1.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.