Saltar para o conteúdo

The Physician

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Médico de Ispahan)
The Physician
O Médico de Ispahan/O Físico [PT]
O Físico [BR]
Autor(es) Noah Gordon
Idioma Inglês
Edição portuguesa
Tradução Maria José Santos
Editora Bertrand Editora
Edição brasileira
Tradução Aulyde Soares Rodrigues
Editora Rocco
Lançamento 8 de outubro de 2018
Páginas 592 páginas
ISBN 9788532503039

The Physician (Brasil: O Físico / Portugal: O Médico de Ispahan/O Físico) é um livro do jornalista Noah Gordon. Conta a história de um barbeiro e médico medieval. É o primeiro livro de uma trilogia cujos outros títulos são, em português, "Xamã" (Shaman) e "A escolha da Dra. Cole" ou, numa outra edição "Opções" (Choices ou A matter of choice). As sequências contam as histórias de alguns dos sucessores da dinastia Cole de médicos.

  • Rob J. Cole é adotado por um barbeiro-cirurgião chamado Barber após a morte de seus pais e passa a viajar pela Inglaterra ganhando dinheiro através da realização de sangrias, cirurgias simples, e vendendo tônicos falsos. Após seu tutor (Barber) , começar a perder a visão pois estava com catarata ele conhece um médico judeu que estudou na gloriosa escola de medicina de Ispahan (ou Ispaã), na Pérsia, com o famoso polímata persa, Ibn Sina (conhecido também como Avicena), que com seus conhecimentos consegue curar o pai de Rob J. Após notar que seus conhecimentos como barbeiro eram muito poucos e que poderia aprender muito mais na Pérsia ele decide se tornar médico, custe o que custar. Com isso, ele dá início a uma viagem épica com destino à Pérsia.
  • O título da versão brasileira ficou sendo O Físico, por um controverso erro de tradução. The Physician, do inglês, significa O Médico. A tradutora, Aulyde Soares Rodrigues, teria confundido physician com physicist, que significa físico. [1] Outros leitores creem que não há erro, já que na Idade Média, época descrita no livro, os médicos seriam chamados de físicos.[2] Essa possibilidade seria corroborada pela existência de documentos em português antigo que utilizam o termo com esse significado [3]. [Discussão sobre a tradução do termo "physician" ].
  • Em Portugal o livro teve edições distintas, recebendo o título de "O Médico de Ispahan" e "O Físico".[4]
  • No livro são citados dois médicos reais: Ibn Sina (Avicena) e al-Juzjani, sendo o primeiro o mais importante médico da Idade Média.
  • Na Pérsia, o Ala ensina Rob J. a jogar um curioso jogo semelhante ao Xadrez, chamado Jogo do Xá.

Referências

  1. «Falsos amigos (link inválido)». Revista de Pediatria SOPERJ. Consultado em 19 de outubro de 2009 
  2. «O Físico». Ecce Medicus. Consultado em 19 de outubro de 2009 
  3. «Alvará do Príncipe Regente, expedido em 1809, que trata de nomeação de Fysico Mór e Cirurgião Mór do Reino». Impressão Regia, Lisboa. Consultado em 16 de fevereiro de 2020 
  4. «O Médico de Ispahan». Bertrand Livreiros. Consultado em 19 de outubro de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.