Saltar para o conteúdo

O Nome do Vento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Name of the Wind
O Nome do Vento
Autor(es) Patrick Rothfuss
País  Estados Unidos
Série A Crônica do Matador do Rei
Lançamento 2007
Páginas 662
Edição portuguesa
Tradução Renato Carreira
Editora Gailivro
Páginas 976
Edição brasileira
Tradução Vera Ribeiro
Editora Arqueiro
Páginas 656
Cronologia
O Temor do Sábio

O Nome do Vento (em inglês: The Name of the Wind) é um livro de fantasia escrito pelo norte-americano Patrick Rothfuss, o primeiro da série intitulada A Crônica do Matador do Rei. Publicado no Brasil em 2009, pela Editora Arqueiro.[1]

Como o livro também lida com o tema da magia (Kvothe, o personagem principal, frequenta a Universidade a fim de se tornar um Arcanista), o escritor norte-americano Orson Scott Card comparou o romance à série Harry Potter; porém, mais obscura e madura. O segundo livro da série tem como título O Temor do Sábio, no Brasil, e O Medo do Homem Sábio , em Portugal, e foi lançado em março de 2011[2] nos Estados Unidos. O título do terceiro volume deverá ser The Doors of Stone (As Portas de Pedra, em tradução livre). Além destes, o autor publicou um spin off chamado The Slow Regard Of Silent Things ( A Música do Silêncio, no Brasil[3] ), em 2014, tendo como protagonista a personagem Auri.

Em seu primeiro romance - ambientado em um mundo medieval alternativo - Rothfuss conta história de Kvothe, dono da hospedaria Marco do Percurso - que leva uma vida pacata, em um vilarejo sem grandes agitações. Até o dia em que salva a vida de um cronista durante o ataque noturno de “criaturas sombrias” e o abriga em sua hospedaria. Conhecendo uma misteriosa história sobre Kvothe, o cronista se oferece para escrever uma biografia do estaleiro, que exige então três dias para contá-la e afirma que dirá “nada além da verdade”.

“O Nome Do Vento” corresponde ao primeiro dia desta narrativa, iniciando o leitor na trajetória do jovem Kvothe, um rapaz pertencente a trupe de artistas itinerantes Edema Ruh, que se envolve com um misterioso grupo chamado Chandriano, e passa a perseguir o mesmo tentando compreender a causa e os segredos envolvidos no assassinato.

Além disso, Kvothe narra o início de sua trajetória na Universidade, onde segue o seu sonho de se tornar um grande arcanista e  grande nomeador, enquanto busca informações sobre o perigoso Chandriano, vivendo inúmeras aventuras paralelas.[4]

A Magia de Rothfuss

[editar | editar código-fonte]

No universo criado por Patrick Rothfuss, a magia é um aspecto recorrente e se apresenta de variadas formas, como seres fantásticos, e por determinadas “ciências” que apenas fazem sentido neste mundo, como a prática da “simpatia”, “siglística”, “nomeação” e outras mais próximas da nossa realidade como a “ficiaria” (os ártifices e inventores) e a “iátrica” (medicina).

A magia neste livro é muito semelhante a ciência da realidade, por ser regida por regras, técnicas muito específicas e limites estabelecidos pelo estudo e experiências. Este é considerado um dos “pontos altos” de Rothfuss: a criação de uma magia explicada, portanto “possível”, mas com elementos do fantástico.

Referências

  1. «Editora Arqueiro». www.editoraarqueiro.com.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2016 
  2. «I said I'd tell you when I knew….». Consultado em 5 de setembro de 2010 
  3. «Editora Arqueiro». www.editoraarqueiro.com.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2016 
  4. A Crônica do Matador do Rei- Vol. I O Nome do Vento. [S.l.: s.n.] 2009  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]