Obelisco Militar de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obelisco Militar de Brasília
Obelisco Militar de Brasília
Imagem do obelisco em 2022.
Patrocinador Exército Brasileiro
Construção ?
Material Concreto
Inscrições "Brasão do Exército gravado em metal na base do obelisco"
Local atual Quartel General do Exército, Setor Militar Urbano, Brasília, DF

O Obelisco Militar de Brasília é um monumento brasileiro erigido no Quartel General do Exército em frente à Concha Acústica em Brasília, no Distrito Federal.

Antecedentes e Propósito do monumento[editar | editar código-fonte]

Oscar Niemeyer adicionou um obelisco pela primeira vez em um de seus trabalhos quando participou do concurso organizado pelo Ministério da Educação e Saúde para escolha de um projeto para o Centro Atlético Nacional no Rio de Janeiro. Esse projeto de Niemeyer não foi construído.[1] Ainda em 1949 Niemeyer projetou o Monumento a Ruy Barbosa, no Rio de Janeiro, e que também não foi construído.[2] Depois retomou o projeto, e finalmente o obelisco foi construído em 1967, na nova capital, o qual os militares batizaram "Espada de Duque de Caxias". O monumento foi construído, na capital do Brasil (Brasília) em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.[3]

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Duque de Caxias, o patrono do Exército brasileiro[4]

O formato arquitetônico do monumento à Duque de Caxias, conhecida como Concha Acústica, tem o obelisco à frente. A composição entre esses dois elementos faz alusão simbólica ao punho e à espada do patrono do Exército brasileiro. De acordo com a revista Vitruvios, especializada em arquitetura, o monumento tem projeto assinado por Oscar Niemeyer e assim se caracteriza:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

CARDOZO, Joaquim. Apud MATOSO MACEDO, Danilo; ARCADIO SOBREIRA, José Fabiano (Org.). Forma Estática – Forma Estética, Ensaios sobre Arquitetura e Engenharia. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2009.

Referências

  1. «Obra / Arquitetura | Niemeyer». www.niemeyer.org.br. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  2. «Obra / Arquitetura | Niemeyer». www.oscarniemeyer.com.br. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  3. Mdc, Editores (28 de janeiro de 2009). «De obeliscos e espetos». mdc . revista de arquitetura e urbanismo. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  4. «Duque de Caxias». escola.britannica.com.br. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  5. LAUANDE, Francisco. Oscar Niemeyer: erudição e sensibilidade. Revista Vitruvios. Acesso em 22 de maio de 2017.