Monumento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pirâmides em Gizé, Egito

Monumento é uma estrutura com motivos simbólicos e/ou comemorativos. Os monumentos tem como propósito homenagear um acontecimento, um fato histórico importante ou uma figura ilustre, criar um objeto ou ambiente de culto/celebração e também aprimorar o aspecto de uma cidade ou local. Estruturas funcionais que se tornaram notáveis por seu significado histórico, função e antiguidade, também podem ser consideradas monumentos. Diz-se também de um monumento histórico.

Ano Internacional do Monumento[editar | editar código-fonte]

Em 1964, a UNESCO proclamou o Ano Internacional do Monumento. A Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural define monumento como sendo:

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios[editar | editar código-fonte]

Em 18 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Criado em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO, este dia tenta dar mais visibilidade aos monumentos e sítios arqueológicos, bairros históricos, etc.

Referências

  1. «CONVENÇÃO PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL, CULTURAL E NATURAL» (PDF). whc.unesco.org. Consultado em 28 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Media relacionados com Monumento no Wikimedia Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.