Odenildo Sena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Odenildo Sena (_), é um professor e filólogo brasileiro, presidente da Confap - Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa[1] em 2007.

Formação Acadêmica[editar | editar código-fonte]

Sena é professor da Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Lingüística Aplicada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), onde defendeu a tese De Fernando a Fernando: as Teias Ideológicas do Poder, em 1997.

Em 2007, como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), foi eleito presidente da Confap, que tem entre seus membros a Fapesp, a Fapemig[1] e mais 20 fundações estaduais de amparo à pesquisa. "O grande desafio da gestão é lutar pela descentralização dos investimentos federais em Ciência e Tecnologia reduzindo as desigualdades regionais", segundo Odenildo.

À frente da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas) conseguiu elevar as destinações orçamentárias neste Estado, a ponto de colocá-lo em posição de destaque no cenário nacional da pesquisa científica[2]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Após seu doutoramento, Odenildo Sena publicou dois livros. O primeiro, Palavra, Poder e Ensino da Língua teve a primeira edição lançada em 1999 pela EDUA (Editora da Universidade Federal do Amazonas) e a segunda, dois anos depois, em 2001, pela Editora Valer.

O segundo livro, A Engenharia do Texto: Um Caminho Rumo à Prática da Boa Redação foi lançado em 2004 pela EDUA. A obra, atualmente, encontra-se na 3ª edição com a edição da Editora Valer.

Segundo Odenildo, "é preciso desmistificar o ensino da língua portuguesa quanto aos exageros da gramatiquice praticada por parcela significativa dos docentes da área".

"A Engenharia do Texto é um roteiro seguro para quem quer trilhar o ar do caminho da comunicação escrita" declara o Prof. Carlos Eduardo Gonçalves na apresentação do livro.

Fontes e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Jornal da Ciência 3225, de 19 de Março de 2007 - órgão da SBPC, pesquisado em 15 de junho de 2007, às 16:37
  2. Informe do Tribunal Regional do Trabalho - TRT 11, pesquisado em 15 de junho de 2007, às 16:40

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.