Oi (interjeição)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pela empresa de telecomunicação, veja Oi (empresa).

"Oi!", "olá!" e "alô!" são interjeições que expressam um cumprimento positivo de boas-vindas. São utilizadas como saudação entre duas pessoas, ou entre um indivíduo e várias pessoas[1].

Em situações onde uma pessoa cumprimenta várias, usa-se apenas o "Olá!", embora sejam preferidos outros cumprimentos, como "Bom dia!/Boa tarde!/Boa noite!".

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, olá! é usado basicamente em contextos formais ou semiformais. No dia a dia o oi! é largamente usado tanto por jovens como adultos, apesar de vir sendo substituído, entre os mais jovens, pelo bastante informal e aí? (forma reduzida da expressão e aí, tudo bem?)[1].

A palavra oi também é comumente empregada na forma interrogativa como expressão de dúvida, sendo utilizada quando não se entende o que foi dito por outra pessoa. Este uso é considerado deselegante, preferindo-se o uso de como? ou perdão?[1][2].

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a formalidade do cumprimento dita o uso entre o "Olá!" e o "Oi!". O primeiro é o mais amplamente utilizado. "Olá!" é utilizado preferencialmente em contextos formais ou entre pessoas que não se conhecem ou que se conhecem pouco. No entanto, o simples "Olá" tende a ser preferido por outras expressões mais completas como "tudo bem?" Já o "Oi!" é utilizado em contextos informais, entre amigos e familiares. É mais utilizado pelos jovens apesar de ainda ser facilmente reconhecido como expressão tipicamente brasileira[1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]