Old English Terrier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Old English Terrier
Antigo terrier inglês
Nome original Old English Terrier
Outros nomes Old Black Terrier
Antigo terrier inglês
Velho terrier inglês
Old terrier
País de origem  Inglaterra
Características
Não é reconhecida por qualquer clube de cães

Old English terrier(Antigo terrier inglês) foi um tipo de cão de caça, originário da Inglaterra, e que deu origem a todas as raças modernas de Terriers de pelagem colorida.[1] [2]

Variedades de Terriers disputando rato

Hoje é considerado "extinto" em sua forma original, já que sofreu inúmeras subdivisões que acabaram gerando raças diferentes de terriers. Seu nome agora é utilizado como termo classificatório para designar raças do tipo terrier que continuam sendo utilizadas em sua função original e que descendem diretamente do cão antigo. Hoje os descendentes mais próximos do Old english terrier são as raças Patterdale Terrier, e as raças derivadas do Black and Tan Terrier ou "Fell Terrier". Este último sendo considerado extinto, mas que deu origem a algumas raças de terrier moderno, como o Manchester Terrier, por exemplo.

O Old English Terrier foi estabelecido no século XVII, sendo selecionado com base em várias funções, como caça de animais em tocas ou em campo aberto, o que acabou gerando diversas variedades físicas. Já no início do século XIX, o Old English Terrier poderia ser encontrado em todo o mundo, já que era levado nos navios com seus donos em viagens ou para caçar ratos a bordo.

Características[editar | editar código-fonte]

Apesar da cor mais comum ter sido a preta, razão pela qual também chamado de Black Terrier, o Old English Terrier possuía vários tamanhos, cores e pelagens. Porém, eram classificados em duas variedades básicasː os de pêlo-liso e os de pêlo-duro.

Henry Compton em seu livro "The Twentieth Century Dog"(1904), escreveu sobre o terrier:

Havia em diferentes partes da Ilha linhagens de terriers amarelos, e terriers vermelhos, pretos, preto e castanho, tigrados, acinzentados; havia terriers grandes, pesando de 30 lbs (13 kg) a 40 libras (18 kg), e relatos de que alguns pesavam 50 lbs (22 kg), e houve pequenos terriers com menos de 9 libras (4 kg). Havia terriers com pelagem lisa, e outros com pelagem dura, e pelagem encaracolada; havia, em suma, tipos de terrier suficientes para criar uma coleção.
— Henry Compton The Twentieth Century Dog, 1904

Eram cães atléticos com grande vigor físico e resistência. Quanto ao temperamento, estes cães eram conhecidos por sua enorme coragem, persistência e Gameness, e possuíam um nível intenso de instinto de caça.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Old English Terrier

Referências