Old English Bulldog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela raça canina criada nos anos 1970, veja Olde English Bulldogge.
Old english bulldog
Antigo bulldog inglês, gravura de 1829
Nome original Old English Bulldog
Outros nomes Antigo bulldog inglês
Antigo buldogue inglês
País de origem  Reino Unido
Características
Não é reconhecida por qualquer clube de cães

O Antigo Buldogue inglês(em inglês: old english bulldog), cão já extinto, teve sua origem na Grã Bretanha, e foi muito popular em toda a Europa até meados do século XIX. Hoje há uma nova raça criada nos anos 1970 que possui nome semelhante, a Olde English Bulldogge(mas são cães distintos).[1]

História[editar | editar código-fonte]

Antigos Bulldogs ingleses, gravura de 1811-1817. Crib e Rosa, cães que ilustram o padrão Philo Kuon

Estudiosos afirmam que o antigo bulldog inglês é um descendente direto do Alaunt, o cão do povo Alano que também deu origem à diversas raças do tipo molosso utilizadas para caça e combate, à exemplo do: Dogue de Bordeaux, Buldogue espanhol e Bulleinbeisser.

O antigo bulldog inglês foi muito utilizado em competições de bull-baiting(luta entre cães e touros) de onde herdou a nomeação "bulldog"(cão de touro). Era um cão alto e forte, com característico prognatismo, próprio para morder o touro sem estragar a carne(Tendo em vista, que os touros dos combates iriam para açougues após os eventos). Em 1835, quando leis proibiram a organização deste tipo de "esporte", o bulldog passou a ser utilizado em rinhas, mas logo perdeu lugar para cães bull-and-terrier.

A fama da raça de ser um animal combatente, levou posteriormente países, como o Vaticano, a aprovarem leis que restringiam a circulação destes cães nas ruas, e com isto e outros fatores, sua popularidade foi diminuindo, até ter sido considerado extinto no início do século XX. Contudo, deixou remanescentes e descendentes. [2]

Raças descendentes[editar | editar código-fonte]

Bull-baiting. Combate entre Bulldogs e touro. Gravura de 1823

O old english bulldog, é sem dúvida a raça que possui o maior número de raças originadas a partir de seus exemplares. Antes de ser considerado extinto, foi cruzado com várias outras raças, acidentalmente ou intencionalmente, com o objetivo de se criar novos cães com as qualidades combativas, de insensibilidade a dor e também com porte muscular do antigo bulldog, mas que tivesse também qualidades de outras raças, como a agilidade ou o olfato para a caça, e até mesmo para criar novas raças para a luta de cães. Com estas miscigenações, na Europa sugiram várias raças, alguns exemplos são:

Já nas Américas, europeus levaram o antigo buldogue inglês, e na lida diária enfrentada pelos colonos no novo mundo, surgiram outras raças como:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Old English Bulldog
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.