Dogo argentino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dogo argentino
Dogo argentino adulto
País de origem  Argentina
Características
Peso 36-45 kg
Altura macho 63-77 cm na cernelha
Altura fêmea 62-68 cm na cernelha
Cor branco
Expectativa de vida 10-12 anos
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 2 - Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boiadeiros Suiços
Seção 2 - Molossos, tipo dogue
Estalão #292 - 29 de janeiro de 1999

O dogo argentino[Nota] é uma raça canina oriunda da Argentina, que foi criada para o combate e para a caça e captura de animais de grande porte, como javalis e pumas. A origem desta raça é recente e está totalmente documentada.

História[editar | editar código-fonte]

Dogo argentino

Segundo pesquisas, esta raça é o resultado dos esforços de dois irmãos, António e Augustin Nores Martinez, que desejavam um cão perfeito eficiente nas caçadas a pumas e javalis. Os irmãos usaram uma raça de cães destemidos locais, chamados de "viejo perro de Pelea Cordobés" (cão lutador da córdoba), que atualmente estão extintos; usaram também o dogue alemão, buldogue ingles, bull terrier, mastin dos Pirenéus, pointer ingles, irish wolfhound, dogue de bordeáux, boxer e o mastiff espanhol; no intuito de acrescentar características particulares de cada raça, como peso e tamanho, resistência, insensibilidade à dor, inteligência, vivacidade, melhor olfato e adaptação a todos os tipos de climas, melhor mandíbula e potência, a apenas uma raça. Eles buscavam obter exemplares totalmente brancos, sem prognatismo, com cabeça pesada e de focinho longo.

Por anos, os Martinez cruzaram estes cães até que, 25 anos depois, em 1928, finalmente atingiram o resultado desejado. Popular em sua terra natal, ficou conhecido como excelente animal de caça, principalmente por ter herdado dos pointers a habilidade de farejar o ar e surpreender os pumas e javalis. Posteriormente, foi adotado como cão policial, guarda e até mesmo cão guia.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

O dogo argentino é um ótimo cão de caça de grandes presas. Sua mandíbula foi especialmente projetada para capturar e segurar com firmeza. É um cão leal e companheiro com a família, sendo também um bom cão de guarda.

Seus exemplares são brancos, para serem facilmente visualizados por seu dono durante as caçadas. E possuem narinas pretas com ótimo faro, herdado do pointer inglês.

O dogo argentino possui até 68 cm de altura na cernelha e pesa cerca de 45 kg. Costuma-se realizar o corte de orelhas.

Referências

  1. Dogo argentino Dog Times. Visitado em 9 de novembro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Dogo argentino
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.