Schnauzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Schnauzer
Schnauzer
Cães do tipo schnauzer
País de origem  Alemanha
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 2 - Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boiadeiros Suíços
Seção 1 - Schnauzers

Schnauzer é uma categoria de cães de raça que engloba três variedades alemãs de portes distintos.[1][2][3][4]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra Schnauze, em alemão, significa "focinho", e o cão é assim chamado devido ao formato de seu crânio, longo e forte.[1]

Variedades[editar | editar código-fonte]

Os schnauzer são divididos em três variedades, de acordo com seu porte:

Características[editar | editar código-fonte]

De origem alemã, o Schnauzer era usado para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa e sua presença era indispensável. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos e às vezes corria na frente, para inspecionar o caminho, latindo fervorosamente diante de qualquer perigo.

A primeira aparição da raça Schnauzer foi em 1879, na Alemanha, com o nome de Pinscher de Pelo Duro. Suas múltiplas qualidades fazem dele um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia.

O Schnauzer é um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. É afetuoso com a família, mas desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade. Na ausência do dono é incorruptível.

Os órgãos sensoriais da raça Schnauzer são altamente desenvolvidos. É prudente, tem grande disposição ao adestramento, é incrivelmente fiel e atencioso. Tem grande resistência a doenças e intempéries.

Os olhos do Schnauzer são escuros, ovalados. A cauda alta, levada segundo o temperamento da raça. Sua pelagem é dura, o pelo é forte e espesso. Visto a contra pelo está sempre levantado, isto é, não aderente, nem muito curto, mas sustentado pelo sub-pelo.

A principal característica da pelagem do Schnauzer é o pelo em forma de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo da raça Schnauzer é mais curto que em qualquer outra parte do corpo e é duro em toda a cabeça. O Tamanho do Schnauzer fica entre 45 e 50 cm, medidos sempre à altura da cernelha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «The Kennel Club» (em inglês). Consultado em 30 de novembro de 2018 
  2. Rugh, Karla S. (2009). Miniature Schnauzers: Everything about Purchase, Care, Nutrition, and Behavior (em inglês). [S.l.]: Barron's. ISBN 9780764142451 
  3. «The Three Varieties of the Schnauzer Dog Breed». PetHelpful (em inglês) 
  4. «SCHNAUZER». www.fci.be. Consultado em 30 de novembro de 2018 


Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.