Staffordshire bull terrier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura raça de cães americana, veja American staffordshire terrier.
Staffordshire bull terrier
Staffordshire bull terrier
Staffordshire Bull Terrier
Nome original Staffordshire Bull Terrier
Outros nomes Staffbull
Staffie
SBT
País de origem  Reino Unido
Características
Peso do macho 11-17 kg
Peso da fêmea 10-16 kg
Altura do macho 36-41 cm na cernelha
Altura da fêmea 33-38 cm na cernelha
Pelagem curto
Cor fulvo, preto, branco, tigrado, e azul
Expectativa de vida 12-14 anos
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 3 - Terriers
Seção 3 - Terriers de tipo bull
Estalão #76 - 24 de junho de 1987

Staffordshire bull terrier[a] (SBT), também chamado de staffbull, é uma raça de cães de médio porte da categoria terriers de tipo bull, oriunda de Staffordshire na Inglaterra.[1][2] Descende de uma vertente do extinto bull-and-terrier, originalmente criado para desportos sangrentos (luta de cães, badger-baiting, bear-baiting, bull-baiting, etc). Hoje é um cão de companhia.

Está de perto relacionado ao pit bull e ao american staffordshire terrier, ambos também da categoria terriers de tipo bull.

História[editar | editar código-fonte]

Bull-and-terrier[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bull and Terrier

O staffordshire bull terrier surgiu de uma vertente mais compacta do extinto bull-and-terrier, um tipo de cão resultante dos cruzamentos entre os extintos antigos buldogues e antigos terriers, realizados desde o século XVIII nas Ilhas Britânicas.[3] Como razão da origem do bull-and-terrier, e consequentemente do staffbull, estão os desportos sangrentos, como as lutas entre cães e combates com texugos (badger-baiting)[4], que se popularizavam ainda mais no Reino Unido no século XIX, principalmente após a proibição do bull-baiting (Luta entre cães e touros) em 1835, que era muito mais difícil de realizar em segredo. O objetivo era o de obter um animal forte, resistente e ágil ao mesmo tempo, então cruzaram o extinto antigo buldogue com antigos terriers, dando origem ao bull-and-terrier.

Staffbull[editar | editar código-fonte]

Algumas vertentes de bull-and-terrier da Irlanda e Inglaterra foram levadas para os Estados unidos por volta de 1845, no que mais tarde deram origem ao american pit bull terrier (1898)[5] e american staffordshire terrier (1936); porém os que ficaram na Inglaterra nas mãos de trabalhadores siderúrgicos e mineiros, especialmente a vertente de Cradley Heath[6][7] (uma cidade dentro de Staffordshire), mais robusta e compacta, deram origem ao que chamamos hoje de staffordshire bull terrier (1935). O nome variou, até ser finalmente chamado de staffordshire em 1935, em homenagem a seu condado natal, quando a raça foi reconhecida pelo The Kennel Club inglês através dos esforços de um grupo de criadores cujo um dos pioneiros foi o importante criador Joe Mallen, considerado "pai da raça" moderna.[8][9]

O primeiro registro de um staffbull no stud book da raça foi de um cão chamado Buller em 1935 em Londres, com o reconhecimento da raça no mesmo ano pelo The Kennel Club. O primeiro campeão de conformação foi o cão Gentleman Jim de propriedade de Joe Mallen, o já citado criador famoso e pioneiro na organização e reconhecimento da raça.[8][9][10]

O staffbull desempenhou várias funções, mas ficou conhecido mais recentemente como "cão babá", devido a afinidade e proteção dada às crianças da família.

Características[editar | editar código-fonte]

É um cão de porte médio, mais longo que alto, forte, robusto e compacto com peito largo, um crânio distinto e abertura de boca larga inconfundível com masséteres bem desenvolvidos. Seu focinho é curto, o crânio é largo visto de frente, as orelhas são mantidas naturais geralmente em "rosa". A cor de pelagem mais comum é a preta, geralmente com marca branca no peito. Porém outras cores de pelagem são aceitas, como o tigrado, fulvo, azul, castanho, e branco, com exceção da cor fígado (em inglês: liver) e tricolor ou black-and-tan. O nariz é sempre preto, e os olhos preferivelmente escuros. De acordo com o padrão oficial, a altura desejada varia entre 35,5 a 40,5 cm na cernelha para ambos os sexos, e, o peso, no caso dos machos entre 12,7 e 17 kg, e as fêmeas entre 11 e 15,4 kg.[2] Diferencia-se de seus parentes americanos (pit bull e amstaff), sendo menor e mais compacto. É ativo e atlético.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Staffordshire Bull Terrier - Cães e filhotes». Cães e filhotes. Consultado em 16 de novembro de 2015 
  2. a b Padrão da raça Staffordshire Bull Terrier CBKC
  3. «Bull and Terrier Breeds (American Staffordshire Terrier, Pit bull terrier, Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier)» 
  4. Sporting Magazine. Dutman, an engraving (em inglês). [S.l.]: Rogerson & Tuxford. 1812. pp. 97–98 
  5. «Breed Standards : American Pit Bull Terrier | United Kennel Club (UKC)». www.ukcdogs.com. Consultado em 12 de dezembro de 2019 
  6. «Staffordshire Bull Terrier by Phil Drabble» (em francês) 
  7. Vesey-FitzGerald, Brian Seymour (1948). The Book of the Dog (em inglês). Phil Drabble: Staffordshire Bull Terrier. [S.l.]: Nicholson & Watson. p. 669 
  8. a b «Staff Bull Terrier». Dog times. Consultado em 9 de maio de 2011 
  9. a b «Staffordshire Bull Terrier - Cães e filhotes». Cães e filhotes. Consultado em 16 de novembro de 2015 
  10. «Joe Mallen». stpeters (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Staffordshire bull terrier

Notas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.