Olivetti Lettera 22

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O primeiro modelo da Olivetti Lettera 22.

A Olivetti Lettera 22 é uma máquina de escrever portátil criada por Marcelo Nizzoli em 1949, ou em 1950 de acordo com a Telecom Italia. Essa máquina de escrever foi bastante popular na Itália e ainda têm muitos admiradores. Foi galardoada com o prêmio Compasso d'Oro em 1954. Em 1959 o Illinois Institute of Technology selecionou a Lettera 22 com o produto de melhor design dos últimos 100 anos.

A máquina têm as dimensões de 27x37x8 cm (com a carretilha móvel aumentando de 1-2 centímetros sua altura), podendo ser considerada portátil para seu tempo, embora seu peso de 3,7 kg implique em algumas limitações de portabilidade.

O modelo foi sucedido pela Olivetti Lettera 32.[1]

Mecanismo[editar | editar código-fonte]

Visão frontal da Lettera 22.

A Lettera 22 apresenta uma fitilha de posição inclinada. A máquina têm uma fita vermelha e preta, a qual é posicionada na fitilha e deixa impresso a tinta quando qualquer tecla é pressionada; uma pequena alavanca localizada no canto superior direito ao lado do teclado é usada para controlar a cor utilizada na fita, podendo datilografar em preto, vermelho ou sem cor (para chapas mimeográficas).

O movimento da fita ocorre também em qualquer pressionamento da tecla, e automaticamente reverte sua direção quando não há mais fita no carretel esquerdo; dois sensores, situados perto de cada carretel, alternam-se quando a fita é colocada em tensão (indicando o fim da fita) e se movem quando colocados em tensão novamente (indicando o outro fim da fita), ligando o carretel ao mecanismo de transporte da fita e o separando do segundo.

A Lettera 22 usa um teclado de alternação como um todo (isto é, o modelo com seu teclado se move para cima e para baixo de vez quando alternado, ao contrário ao sistema de leva, o qual aciona as teclas um por um). A Lettera 22 é consideravelmente compacta quando comparada com outras máquinas de escrever com teclado de alternação da década de 50, tais como a Smith Corona ou a Remington-Rand Quiet-Riter.

A Lettera 22 também apresenta uma aba e um sistema de compensação controlado pelo teclado, e um inovador controle de margem que mantêm a dupla funcionalidade como reguladora do parágrafo (mantêm a margem do parágrafo quando a carretilha móvel retorna).

Teclado[editar | editar código-fonte]

A Lettera 22

Para o mercado italiano o teclado era disposto no formato QZERTY. Para o mercado estadunidense, era disposto no formato QWERTY.

Normal[editar | editar código-fonte]

é " ' ( _ è ^ ç à ) -
q z e r t y u i o p ì
a s d f g h j k l m ù
w x c v b n , ; : ò

Maiúsculo[editar | editar código-fonte]

2 3 4 5 6 7 8 9 & ° +
Q Z E R T Y U I O P =
A S D F G H J K L M %
W X C V B N ? . / !

Ver também[editar | editar código-fonte]

Olivetti Lettera 32

Referências