Saltar para o conteúdo

Om mani padme hum: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MANTRA OM: OM: Ouvi minha prece MA: Daí-me forças contra o mal NI: Livraí-me do egoísmo PA: Libertaí-me do irracional DME: Fortalecei minha caridade HUM: Daí-me compaixão por quem sofre
Linha 35: Linha 35:
{{DEFAULTSORT:Om Mani Padme Hum}}
{{DEFAULTSORT:Om Mani Padme Hum}}
[[Categoria:Mantras budistas]]
[[Categoria:Mantras budistas]]

triloucamila@hotmail.com - Camila Campanhola (seguidora do Caminho do Meio - Buda)

Revisão das 18h17min de 4 de julho de 2013

Om mani padme hum significa "da lama nasce a flor de lótus" é um dos mantras do budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. O mantra é associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara.

O Dalai Lama é tido como uma emanação de Chenrezig (Avalokiteshvara), por isso o mantra é especialmente entoado por seus devotos e é comumente esculpido em rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração ("mani korlo" em tibetano) para potencializar seu efeito.

É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos.

Om mani padme hum

  • Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.
  • Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
  • Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
  • Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
  • Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
  • Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.

MANTRA OM:

OM: Ouvi minha prece

MA: Daí-me forças contra o mal

NI: Livraí-me do egoísmo

PA: Libertaí-me do irracional

DME: Fortalecei minha caridade

HUM: Daí-me compaixão por quem sofre

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre budismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

triloucamila@hotmail.com - Camila Campanhola (seguidora do Caminho do Meio - Buda)