Ong Bak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ong Bak: Muay Thai Warrior
Ong Bak - O Guerreiro Sagrado (PRT)
Ong Bak - Guerreiro Sagrado (BRA)
Ong Bak
 Tailândia
2003 •  cor •  105 min 
Gênero ação, luta
Direção Prachya Pinkaew
Produção Somsak
Techaratanaprasert
Prachya Pinkaew
Roteiro Prachya Pinkaew
Panna Rittikrai
Suphachai Sittiaumponpan
Elenco Tony Jaa
Petchtai Wongkamlao
Pumwaree Yodkamol
Suchao Pongwilai
Música Atomix Clubbing Studio
Cinematografia Nattawut Kittikhun
Edição Thanat Sunsin
Thanapat Taweesuk
Companhia(s) produtora(s) Sahamongkolfilm Co. Ltd.
Distribuição Sahamongkol Film International
Lançamento 21 de janeiro de 2003
Idioma tailândes
inglês
Cronologia
Ong Bak 2

Ong-Bak: Muay Thai Warrior é um filme de ação tailandês lançado em 2003, dirigido por Prachya Pinkaew e estrelado por Tony Jaa. Teve uma sequência, Ong Bak 2, lançada em 2008.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na aldeia rural do nordeste da Tailândia, Ban Nong Pradu, encontra-se uma antiga estátua de Buda chamada Ong-Bak. A aldeia cai em desespero depois de ladrões de Bangkok decapitarem a estátua e levarem a cabeça com eles. Ting (Tony Jaa), um aldeão extremamente habilidoso em Muay Boran, se ofereceu para viajar a Bangkok para recuperar a cabeça roubada de Ong-Bak. Sua única pista é Don, um traficante de drogas que tentou comprar a estátua um dia antes.

Ao chegar a Bangkok com uma sacola de dinheiro doada por sua aldeia, Ting se encontra com seu primo Humlae, que tingiu o cabelo loiro e começou a se chamar "George". Humlae e sua amiga Muay Lek são apostadores de corridas de rua que ganham a vida como traficantes de yaba. Relutante em ajudar Ting, Humlae rouba o dinheiro da vila e aposta em um torneio de luta subterrânea em um bar em Khaosan Road. Ting rastreia Humlae e recebe seu dinheiro de volta após atordoar a multidão, nocauteando o campeão no ringue com um chute. Sua habilidade extraordinária chama a atenção de Komtuan, um lorde do crime, de cabelos grisalhos, que precisa de uma eletrolaringe para falar. Descobriu-se que Don havia roubado a cabeça de Ong-Bak para vender a Komtuan, que não vê valor algum e ordena que ele se desfaça dela.

No dia seguinte, Humlae e Muay Lek são perseguidos em toda a cidade pelo traficante de drogas Peng e sua gangue depois de um golpe de bacará fracassado em um cassino ilegal. Ting luta com a maioria dos bandidos e ajuda Humlae e Muay Lek a escapar em troca de ajudá-lo a encontrar Don. Eles retornam ao bar, onde Ting ganha o respeito da multidão depois de derrotar três oponentes consecutivamente. O trio encontra o esconderijo de Don, provocando uma longa perseguição a tuk-tuk. A perseguição termina em um porto no rio Chao Phraya, onde Ting descobre o esconderijo de Komtuan de estátuas de Buda submersas submersas.

Depois que as estátuas são recuperadas pela polícia local, Komtuan manda seus bandidos sequestrarem Muay Lek e mandar Humlae dizer a Ting para lutar com seu guarda-costas Saming perto da fronteira entre a Tailândia e a Birmânia em troca de Muay Lek e a cabeça de Ong-Bak. Ting é forçado a jogar o fósforo contra o Saming, que usa drogas, e Humlae joga a toalha. Após a luta, Komtuan renega sua promessa de libertar Muay Lek e devolver Ong-Bak, e ele ordena que seus capangas matem o trio. Ting e Humlae subjugam os bandidos e partem para uma caverna nas montanhas, onde os homens de Komtuan decapitam uma estátua gigante de Buda. Ting derrota os bandidos restantes e Saming, mas é baleado por Komtuan. Antes do lorde do crime tentar destruir a cabeça de Ong-Bak com uma marreta, Humlae pula para protegê-la, recebendo o impacto dos golpes de martelo. A cabeça gigante da estátua de Buda cai de repente, esmagando Komtuan até a morte e ferindo criticamente Humlae. Humlae dá a Ting a cabeça de Ong-Bak e, com o último suspiro, pede que ele cuide de Muay Lek e certifique-se de da graduação dela na faculdade.

A cabeça de Ong-Bak é restaurada em Ban Nong Pradu. As cinzas de Humlae, levadas por um monge ordenado, chegam à aldeia em uma procissão nas costas de um elefante, enquanto os aldeões e Muay Lek celebram o retorno da cabeça de Ong Bak.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Tony Jaa - Ting
  • Petchtai Wongkamlao - George/Hanlee
  • Pumwaree Yodkamol - Muay Lek
  • Suchao Pongwilai - Komtuan
  • Wannakit Sirioput - Don
  • Chumphorn Thepphithak - Uncle Mao
  • Cheathavuth Watcharakhun - Peng
  • Chatthapong - El Tigre
  • Pantanaunkul - saming