Operando
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Junho de 2021) |
Em matemática, um operando é uma das entradas (argumentos) de um operador. Por exemplo, em
- 3 + 6 = 9
+ é o operador e 3 e 6 são os operandos.
A quantidade de operandos de um operador é denominada aridade. Baseando-se na aridade, operadores são classificados como unários, binários, ternários etc.
Em informática
[editar | editar código-fonte]Em linguagens de programação de computador, as definições de operador e operando são quase as mesmas da matemática.
Adicionalmente, em código de máquina, um operando é um valor (um argumento) no qual a instrução, nomeada por um mnemônico, opera. O operando pode ser um registrador, um endereço de memória, uma constante literal, ou um rótulo. Um exemplo simples na arquitetura PC é
- MOV DS, AX
onde o valor no operando registrador AX deve ser movido para o registrador DS. Dependendo da instrução, pode haver zero, um, dois ou mais operandos.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]Matemática
[editar | editar código-fonte]- Otávio N. Cipriani; José Monserrat N.; Ila M. S. de Souza. Construindo um Jogo Para Uso na Educação Matemática em UFLA. Acessado em 23 de fevereiro de 2008.
Informática
[editar | editar código-fonte]- [ligação inativa] Expressões e Atribuições Escalares - Fortran em UFPEL. Acessado em 23 de fevereiro de 2008.