Orion's Belt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Orion's Belt
Plataforma(s)
Gênero(s) MMORPG
Modos de jogo Multiplayer

Orion's Belt é um jogo web based grátis criado por dois estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa como trabalho final de Bacharelato. Neste jogo, o jogador tem que controlar vários planetas e ampliar o seu império entrando em batalhas com outros jogadores. Este jogo tem influência de jogos bastante conhecidos como Master of Orion e Heroes of Might and Magic.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo foi lançado na sua versão beta em Outubro de 2003 para um pequeno número de jogadores portugueses, grande parte vindos da comunidade de jogos [1]. O jogo foi lançado inicialmente como projecto open source, suportado pela SourceForge.net. Embora com este apoio, houve grandes limitações principalmente em termos de servidor.

À medida que o jogo cresceu, os dois estudantes enfrentaram grandes problemas para manter o projecto. Para um projecto desta envergadura, é necessário um bom serviço de hosting. Mas bons serviços de hosting são difíceis de encontrar principalmente para dois estudantes sem fontes de rendimento. Devido a estas complicações, o jogo andou de servidor em servidor até ser encontrado o servidor (e companhia de hosting) adequados.

O jogo foi crescendo e com isso a sua popularidade, grande parte devido ao magazine Quiosque ( exibido na RTP2 ) que fez uma review sobre o Orion's belt em Junho de 2005.

Várias revistas de videojogos e sites publicaram entrevistas com os criadores do Orion's Belt, aumentando ainda mais a popularidade do jogo dentro do território nacional.

Em Setembro de 2006 o Orion's Belt entrou na GAMES2006. Este festival foi organizado pela APROJE com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de jogos a nível nacional. nesta competição, o Orion's Belt ganhou os prémios de Melhor Jogo Web e Melhor Tecnologia. Esta vitória fez com que os criadores do jogo fossem abordados pela GAMEINVEST que tinham a intenção de investir no jogo de modo a torná-lo comercial.

Actualmente o Orion's Belt encontra-se numa versão beta comercial. Os novos desenvolvimentos e ideias para a versão final são apresentados e discutidos no blog do projecto.

O Jogo[editar | editar código-fonte]

O Orion's belt disponibiliza duas competições distintas: A ronda e os Torneios

A Ronda[editar | editar código-fonte]

Numa ronda, o jogador começa no seu planeta mãe. O seu objecto é fazer a melhor combinação possivel de edificios de moda a possuir recursos suficiente para construir naves para atacar os seus inimigos (ou defender-se dos seus ataques).

Isto faz com que o jogo possua duas vertentes: Por um lado o jogador tem a gestão planetária, e por outro tem os combates.

A grande particularidade do Orion's Belt é não haver combates automáticos. Todas as batalhas são feitas num tabuleiro, onde cada jogador coloca as suas armadas frente a frente. Cada unidade é única, possuindo os seus pontos fortes e pontos fracos, fazendo de cada combate um desafio intelectual. Este sistema dá vantagem aos jogadores que tenham a melhor estratégia, e não aqueles que possuam a armada com mais unidades de combate.

As rondas usualmente duram 6 meses. Quando uma ronda acaba, o jogo começa do zero.

Os Torneios[editar | editar código-fonte]

Nos torneios, é dado a cada jogador a mesma armada, com unidades pre definidas, dando a todos os jogadores a mesma hipotese de vitória. Cada batalha de torneio conta para um ranking global baseado no sistema de Elo rating. Existem vários tipo de torneio disponiveis:

  • Destruição Total - Onde o objectivo é destruir todas as naves do adversário.
  • Regicídio - O objectivo é eliminar uma unidade especial designada por Flag Ship. Este jogo em tudo se assemelha com o Xadrez, onde se ganha quando se faz um cheque mate.
  • Domination - Neste tipo de torneio, o jogador tem de controlar pontos específicos no tabuleiro de modo a ganhar pontos. Quando o tempo predefinido acabar, o jogador com mais pontos ganha.

Os Torneios estão divididos em duas fases:

  • Grupos - Todos os jogadores inscritos são divididos em grupos com um m+aximo de 10 jogadores.
  • Playoffs - Os 3 melhores jogadores de cada grupo enfrentam-se então em esquema de morte súbdita, até apenas um vencedor restar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Orion's Belt network:

Links relacionados: