Orquestra Académica Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Orquestra Académica Portuguesa
Logótipo da Orquestra Académica Portuguesa (OAP)
País Portugal
Período em atividade 2014-presente
Género(s) Música Clássica
Sede Lisboa
Página oficial oap.pt

A Orquestra Académica Portuguesa (OAP) é uma orquestra amadora com sede em Lisboa.

Foi criada em 2014 com o objetivo de dar a jovens estudantes e comunidade em geral a oportunidade de aliar os estudos à música, permitindo que continuem a desenvolver o seu percurso artístico num ambiente académico. A orquestra pretende também ter um papel ativo na comunidade universitária, promovendo a cultura através de concertos de repertório variado e, na sua maioria, de entrada gratuita.

A OAP é um projeto integrante da Associação Cultural Tecla Melódica, uma associação sem fins lucrativos com ofertas nos ramos da música e das línguas.

Atividade | Lisboa[editar | editar código-fonte]

OAP Lisboa

A Orquestra Académica Portuguesa (OAP) foi criada em Lisboa em fevereiro de 2014 e registada oficialmente a 12 de março do mesmo ano. O seu primeiro concerto realizou-se a 4 de abril de 2014 no Instituto Superior de Economia e Gestão, sob a direção do maestro titular Diogo Ribeiro.

A orquestra funciona principalmente como orquestra sinfónica, mas promove desde a sua criação diversos conjuntos de câmara que contam já com apresentações em eventos na Casa dos Açores, no Casino Estoril, entre outras.[1] [2]

Concerto da Orquestra Académica Portuguesa, 2020

Em 2015, a OAP passou a integrar a Federação Internacional de Orquestras Amadoras.

Em 2016, a OAP estabeleceu uma parceria com a Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, passando a realizar concertos mensais que incluíam obras de orquestra sinfónica e conjuntos de câmara. [3]

Em julho de 2017, organizou o primeiro Estágio de Orquestra em Lisboa, em que foram trabalhadas obras de Mozart, Koman e Zimmer.

Em abril 2019, a OAP realizou dois concertos em colaboração com o coro Organum Vocale, sob a direção do maestro Frederico Costa, tendo interpretado duas cantatas completas de Johann Sebastian Bach: Christ Lag in Todesbanden e Nach Dir, Herr, Verlanget Mich.[4] Em dezembro de 2019, apresentou-se novamente numa colaboração com o mesmo coro, tendo interpretado a obra Ode for the Birthday of Queen Anne, de Handel.

Maestros Titulares[editar | editar código-fonte]

  • Diogo Ribeiro (2014 – 2019)
  • Rodrigo Cardoso (2019 – 2020)
  • António Novais (2020 – presente)

Músicos[editar | editar código-fonte]

A orquestra é atualmente composta por cerca de 50 músicos, na sua maioria jovens estudantes que, apesar de terem seguido estudos em diversas áreas, procuram um local onde possam continuar a tocar o seu instrumento e a partilhar o seu gosto pela música.

Atividade | Porto[editar | editar código-fonte]

Atuação da Orquestra Académica Portuguesa no evento "Poesia em Sophia"

Em julho de 2014, o projeto estendeu-se também à cidade do Porto, tendo realizado a sua primeira apresentação a 23 de novembro, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, sob a direção do maestro Salvador Silva. Nesse concerto contou com a colaboração do Coro do Centro de Estudos Musicais da Maia.

Em janeiro de 2015, participou no Ciclo de Orquestras que decorreu no Fórum da Maia. [5] [6]

No mesmo ano, participou no evento “Poesia em Sophia” organizado pela Fundação Inatel, em celebração do Dia Mundial da Poesia. [7] [8]

No início de 2016, a OAP cessou a sua atividade no Porto, após uma última apresentação no Concerto Solidário de Natal organizado pelo Externato Ribadouro e pelo Externato Camões, e que decorreu na Casa da Música.

Estágios de Orquestra[editar | editar código-fonte]

Edição 2017[editar | editar código-fonte]

A Orquestra Académica Portuguesa organizou o seu primeiro estágio de orquestra no verão de 2017, na cidade de Lisboa.

Durante o estágio foram trabalhadas obras de Mozart, Koman e Zimmer, sob a direção do maestro titular Diogo Ribeiro. O concerto final realizou-se no auditório da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre.

Ensaio durante o I Estágio de Orquestra organizado pela OAP

Coro Académico Português[editar | editar código-fonte]

Em 2015, foi criado um coro como complemento à orquestra, o Coro Académico Português, que ainda mantém a sua atividade em Lisboa através da realização de concertos Acapella ou em colaborações com a Orquestra Académica Portuguesa, o coro Organum Vocale ou o Coro da Associação de Amigos da Escola de Música do Conservatório Nacional. Em 2020, era composto por cerca de 20 coralistas, sob a direção do maestro titular António Novais.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Henriques, Luís (2 de março de 2016). «Ensemble de Sopros da OAP na Casa dos Açores em Lisboa». glosas. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  2. DRC. «Concerto "Ensemble de Cordas da OAP"». Cultura Açores. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  3. «Segundas de Música no Liceu Filipa Lencastre: Concerto de Abertura | Junta de Freguesia do Areeiro». jf-areeiro.pt. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  4. «Bach: Cantatas | Música in Lisboa». Time Out Lisboa. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  5. «Ciclo de Orquestras». Maia Turismo. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  6. «Ciclo de Orquestras». www.cm-maia.pt. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  7. «Inatel - Tempo Livre». tempolivre.inatel.pt. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  8. «Fotogaleria: Poesia de Sophia encheu o Palácio de Cristal». JPN - JornalismoPortoNet. 23 de março de 2015. Consultado em 2 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]