Orquestra Nacional Real Escocesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Orquestra Nacional Real Escocesa (em inglês: Royal Scottish National Orchestra) é a orquestra sinfônica nacional da Escócia. Sediada em Glasgow, conta com noventa músicos, e se apresenta regularmente em Edimburgo, Aberdeen e Dundee.[1]

A orquestra foi fundada em 1891 como Orquestra Escocesa. Sob a batuta do primeiro maestro escocês, Sir Alexander Gibson, a orquestra começou a fazer fama internacionalmente, principalmente com interpretações de obras de compositores escandinávios, como Jean Sibelius e Carl Nielsen. Essa fama foi consolidando-se no mandato de Neeme Järvi. O segundo e último escocês a comandar a orquestra foi Bryden Thomson, que conduziu o memorável ciclo das sinfonias de Nielsen.

A orquestra baseia-se no Henry Wood Hall em Glasgow. Entretanto a orquestra apresenta-se no Glasgow Royal Concert Hall, Usher Hall, Teatro do Festival de Edimburgo, Dundee Caird Hall, Aberdeen Music Hall, Perth Concert Hall e no Eden Court Inverness.

Nas décadas de 1980 e 1990 a orquestra fez muitas gravações com a Chandos Records. A orquestra também conta com o Coro da Orquestra Nacional Real Escocesa, formado em 1843 para cantar a primeira performance completa do Messiah de Handel. Desde 2006 o maestro do coral tem sido Timothy Dean.

O atual diretor musical da orquestra é Stéphane Denève, que está no cargo desde 2005, contando com David Danzmayr como seu assistente.

Maestros Principais[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Orquestra Nacional Real Escocesa» (em inglês). BNE. Consultado em 13 de maio de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre orquestras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.